Unidade Básica de Saúde da Penitenciária de Uruguaiana entra em funcionamento no dia 15

Unidade Básica de Saúde da Penitenciária de Uruguaiana entra em funcionamento no dia 15

Sistema põe fim a um problema existente no momento da necessidade de atendimento médico a detentos

Fred Marcovici

publicidade

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) inaugurou uma Unidade Básica de Saúde na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana. Os atendimentos terão início no próximo dia 15 de março e ocorrerão de segunda a sexta-feira, sempre no turno da tarde.

O antigo pleito, agora concretizado, proporcionará que os detentos passem a ser assistidos dentro da própria casa prisional. O sistema põe fim a um problema crônico existente no momento da necessidade de atendimento médico a detentos – eles eram levados ao Posto Central mobilizando agentes em escolta e ainda ampliando chances de fuga ou resgate.

A UBS conta com estrutura física já construída projetada com esta finalidade. O espaço passou por uma ampliação para receber o serviço em definitivo. Foram investidos no local pelo menos R$ 34 mil entre recursos estaduais e da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Uruguaiana.

A direção do presídio destaca a importância não apenas à Polícia Penal, como também à comunidade do município que deixará de correr riscos gerados a cada translado. A equipe da Unidade será composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo e auxiliares de consultórios dentário e psicólogo, contratados pelo município, por meio de processo seletivo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895