Cidades

V Comando Aéreo Regional comemora o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador em Canoas

Cerimônia foi realizada nesta sexta-feira na Base Aérea de Canoas; no discurso a coragem, o altruísmo e a dedicação dos militares foram lembrados durante a atuação no resgate aos atingidos pelas cheias

Major-Brigadeiro do Ar destacou a coragem dos militares no enfrentamento a tragédia provocada pelos eventos climáticos
Major-Brigadeiro do Ar destacou a coragem dos militares no enfrentamento a tragédia provocada pelos eventos climáticos Foto : João Francisco Garcia Netto Sgt R1/ FAB / CP

Para celebrar e recordar o primeiro voo da história, realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1906, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) realizou nesta sexta-feira uma cerimônia militar em comemoração ao Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Canoas (BACO).

Além do desfile militar, também foram entregues comendas da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), uma distinção concedida aos militares que tenham prestado notáveis serviços ao país ou que tenham se distinguido no exercício da sua profissão; e também a civis que tenham se destacado nas suas áreas de atuação à serviço da pátria.

No discurso, o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares falou sobre a grande repercussão mundial que consagrou o brasileiro como um visionário, cujo talento, genialidade e determinação elevaram o nome do Brasil, inspirando até hoje gerações a buscar o progresso e a superação.

"Ao longo das décadas, a Força Aérea Brasileira manteve-se fiel a sua missão de defender, controlar e integrar. Defender, garantindo a soberania do espaço aéreo e das fronteiras nacionais. Controlar, assegurando a eficiência e a segurança da navegação aérea em todo o espaço aéreo nacional e integrar, levando apoio, saúde e esperança aos locais mais distantes, por meio de missões humanitárias, transporte de órgãos e evacuações aeromédicas."

Segundo ele, em cada uma dessas ações se reafirma o compromisso da Força Aérea com o Brasil e com o seu povo. Ele citou ainda a importante Operação Taquari II, quando a Força Aérea Brasileira atuou ao lado da Marinha, do Exército e de diversas instituições públicas e privadas, no apoio às populações atingidas pelas enchentes que castigaram o Estado do Rio Grande do Sul.

O Major-Brigadeiro do Ar destacou a coragem dos militares através do altruísmo, dedicação e resiliência no enfrentamento a tragédia provocada pelos eventos climáticos. "A coragem de pilotar sob condições adversas, com o intuito de salvar vidas, demonstra a bravura de homens e mulheres, que arriscam suas próprias vidas por um bem maior."

O comandante disse ainda que, sem dúvida, nenhuma, a coordenação por parte dos militares das inúmeras atividades de suporte foi crucial para o sucesso das operações. "No fluxo da logística de recebimento, armazenamento, transporte e distribuição de toneladas de donativos, tendo como principal ponto de apoio a Base Aérea de Canoas."

Por fim, expressou o orgulho e satisfação perante a tropa. "Estejam certos de que seguiremos firmes em nossa missão, sempre vigilantes e prontos para servir e honrar a nossa Pátria."

Veja Também