Economia

Óptica Foernges completa 130 anos de história em Porto Alegre

A empresa de gestão familiar prepara o lançamento da sétima loja da rede em 2026

Em visita à exposição de 130 anos do Correio do Povo, a direção da Óptica Foernges, Bruno Foernges, Guilherme Foernges e Marina Mendes, junto ao presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas
Em visita à exposição de 130 anos do Correio do Povo, a direção da Óptica Foernges, Bruno Foernges, Guilherme Foernges e Marina Mendes, junto ao presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas Foto : Ricardo Giusti

Nesta semana, o Correio do Povo recebeu a visita de Bruno Foernges, Guilherme Foernges e Marina Mendes, membros da direção da rede Óptica Foernges. A comitiva aproveitou para conhecer a exposição “O Tempo em Notícias”, sobre os 130 anos do veículo, mostra que segue aberta ao público, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Considerada uma das pioneiras no Brasil, a Óptica Foernges, fundada em 1895 em Porto Alegre, na Rua dos Andradas, tem uma história que se mistura com a do Correio do Povo, jornal centenário, inaugurado no mesmo ano, a alguns metros de distância e apenas quatro meses após a abertura da primeira loja Foernges.

O negócio de tradição familiar, criado pelo avô de Bruno Foernges, ganhou força e renome em Porto Alegre, como a primeira óptica da Capital. Com o passar dos anos, a empresa abriu outras cinco lojas na cidade e segue sendo referência no mercado, com marcas de alto padrão e lançamentos exclusivos. “Trabalhamos com marcas exclusivas, a gente importa direto para ter como diferencial aqui no estado algumas marcas, que só se encontram na Foernges, depois somente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, destaca a gestora comercial da rede, Marina Mendes.

Aos 88 anos, Bruno Foernges trabalha diariamente na sede da óptica na Rua dos Andradas 1504. Quem ajuda a levar adiante o legado do pai é o filho Guilherme Foernges, diretor de marketing da rede.

De acordo com o empresário, as perspectivas de negócio são positivas e a celebração de 130 anos se concretiza com a preparação de uma nova loja, que será inaugurada no ano que vem. “É um projeto inovador que está por vir”, adiantou o diretor de marketing.

“Estamos passando por um momento de muitas transformações no nosso segmento. A gente sempre está atualizado, buscando informações, indo ao exterior, buscando em feiras internacionais, para estar sempre com o que tem de mais moderno. E inovando sempre, que é o DNA da empresa”, destacou Guilherme Foernges.

Veja Também

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio