Economia

Sociedade de Engenharia do RS aposta em promoção de debates e aproximação de jovens ao setor

Presidente da entidade quer investir em recursos tecnológicos e promover maior conexão entre estudantes de engenharia

Engenheiro Leonardo Treiguer, presidente da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), visita o Correio do Povo
Engenheiro Leonardo Treiguer, presidente da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), visita o Correio do Povo Foto : Pedro Piegas

Desde maio deste ano à frente da presidência da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), Leonardo Treiguer quer apostar na conexão entre veteranos e jovens que estão ingressando no setor. A entidade, que hoje conta com 800 associados em todo o Estado, tem gestão composta também pelas vice-presidentes Tatiana Tedesco e Carolina Bottini Anzolch, além de quatro engenheiros no Conselho Fiscal e vinte e três engenheiros e dois arquitetos para o Conselho Deliberativo.

Treiguer afirmou que o principal desafio para o setor está em trazer o jovem para a profissão tradicional da engenharia. "A engenharia sempre foi pouco atrativa para um jovem de 16 anos. Escolher ir para a engenharia, onde ele vai ter uma faculdade dura, com matemática, cálculo, física, já sempre foi difícil. Hoje, mais ainda", afirmou em visita ao Correio do Povo nesta terça-feira. Ele foi recebido pelo diretor-presidente do jornal, Marcelo Dantas.

Para o presidente, a chave está em apostar no maior interesse desse grupo: a tecnologia. "É justamente onde jovem que está, ligado às novas tecnologias, e é justamente na engenharia onde a gente enxerga a aplicação prática das tecnologias", afirma. Uma das ações da entidade é promover uma maior conexão com as Empresas Júnior das universidades, que contém membros que frequentam a Sociedade.

A entidade também tem seguido o trabalho de continuidade do antigo presidente, Walter Lídio Nunes, com as rodadas do Sergs Debates. O evento já tradicional da casa promove discussões sobre temas relacionados à engenharia e ao desenvolvimento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. "A gente conseguiu melhorar o público. Antes, tinha 30, 40 participantes e agora estamos com 80, 90 participantes", celebra o presidente.

A curadoria dos temas é ponto importante para a diretoria. A gente tem um line-up de temas pelo ano inteiro, mas temos a tranquilidade de fazer ajustes conforme a relevância do tema no momento. Houve momento para tratar de dragagem, do Plano Diretor, da reutilização de materiais de usinas de biogás. Agora, o próximo evento nosso vai ser o Aeromot, essa fábrica de aviões aqui foi instalado, vai ser instalado em Guaíba.

Veja Também

Engenheiro do Ano

Outra ação importante da entidade, o prêmio Engenheiro do Ano homenageia e premia engenheiros das áreas públicas e privadas do Estado. A solenidade Engenheiro do Ano, que chega à sua 40ª edição, deverá homenagear, neste ano, dois engenheiros, um da área pública e outro da privada. Serão homenageados o secretário-adjunto de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre, Rogério Baú na área pública e, da privada, Gustavo Navarro, diretor de engenharia da consultora Cyrela Goldsztein.

A votação, feita por engenheiros, indicou 22 profissionais neste ano, com uma segunda votação por parte do conselho de ex-presidentes. "Dá um equilíbrio bacana, são carreiras distintas. E ao mesmo tempo, a gente não tendo muitos premiados, aumenta o prestígio de quem está recebendo", reconhece o presidente.

Além das honrarias aos engenheiros, a Sociedade também irá homenagear oito estaques acadêmicos para escolas de engenharia do Rio Grande do Sul. "Acho bacana que ali a gente enxerga passado, presente e futuro", comenta Treiguer.

O evento, que acontece no dia 11 de dezembro na sede da entidade, no bairro Pedra Redonda, terá um coquetel, seguido de uma apresentação cultural e, após, a cerimônia.


Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio