O que torna uma ideia em um negócio não é exatamente só investimento financeiro e a pesquisa. O fator "talento" pode fazer a grande diferença quando pensa-se em inovação e novas empresas.
"Há muito talento do Brasil que está aqui (Portugal) também. E, portanto, acho que se houver uma aposta que eu tivesse que fazer era apostar no talento das pessoas", afirmou José Mota Leal, gestor de projetos da Unicorn Factory, em Lisboa, responsável por potencializar trabalhos de startups.
"Acredito que foi o talento que fez diferença. A existência de gente muito qualificada, com capacidade de empreender, que desenvolveu novas empresas e que essas empresas se tornaram, em alguns casos, globais", completou.
Leal apresentou aos empresários da missão gaúcha da Fecomércio-RS o modelo de funcionamento do espaço, que é considerado um dos hub de inovação mais importantes de Lisboa.
Atualmente, o espaço é um ecossistema complexo e completo para o desenvolvimento de empresas. Localizada em uma área degradada, o hub começou a funcionar em 2012, com grupos de startups de Lisboa. Uma década depois, tornou-se a Unicorn, que seja em expansão. "Atuamos em rede. Dar condições para potenciais empresas saíram do papel. Há mais de 400 startups em desenvolvimento", ressaltou.
Curtas
- A presença do aeroporto de Lisboa dentro na cidade facilita muito os deslocamentos de chegada e saída do país. Porém, diante das limitações de infraestrutura e do crescente de demanda, avança a construção de um novo aeroporto, mas desta vez em outra região.
Ele ficará em Alcochete e será chamado de Aeroporto Luís de Camões, em referência a um dos ícones do país. Inauguração prevista para 2036 e a capacidade será cinco vezes maior do que o atual.
- O exemplo de sucesso e inovação da Cidade do Conhecimento em Portugal
- As lições de uma lata de sardinha aos comerciantes do Rio Grande do Sul
- Porto Alegre deve ter um prédio da marca World Trade Center
*Direto de Lisboa