A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, abriu ontem (28/10) a edição de 2025, que celebra os 40 anos de história da Feira. O evento, com entrada franca, acontece até quinta-feira (30/10), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. E na sexta-feira (31/10), haverá a premiação dos projetos classificados, no Teatro da Feevale, também na cidade.
O coordenador-geral desta 40ª Mostratec, Luis Eduardo Selbach, assinala que os pavilhões da Fenac lotados evidenciam a qualidade deste trabalho, que foi iniciado há 4 décadas e avança. “Crianças, adultos, empresários, imprensa… Todos vindo conhecer o que existe de desenvolvimento em ciência e pesquisa, desde a Educação Infantil, passando por Ensino Fundamental e até o Médio e Técnico”, relata.
Mostra 2025
No local, das 13h30min às 19h, o público tem acesso aos 774 projetos, desenvolvidos por estudantes de todas as etapas da Educação Básica. Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental concorrem na Mostratec Júnior; e dos ensinos Médio e Técnico, na modalidade principal.
A feira reúne pesquisas de estudantes de 14 países, e de 21 estados brasileiros. Esta abrangência geográfica, segundo Luis Eduardo, evidencia o princípio de integração da Mostra. “Temos, neste espaço, várias soluções para problemas que diferentes cidades, regiões e empresas estão enfrentando. E, aqui, nós apresentamos estes talentos”, completa. Existem orientações em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola no local; e há tradutores disponíveis, para conhecer os projetos estrangeiros.
Além disso, tem estandes que oferecem comércio de alimentos, no 1° andar, e recordações relacionadas à Mostra, no 2° piso, como camisetas e variados souvenirs. Instituições de Ensino gaúchas, como Unisinos, La Salle e Feevale, são colaboradoras do evento, oferecendo demonstrações práticas, brindes, inscrições para vestibulares e diversas atrações em seus estandes.
A 40ª Mostratec é uma realização da Fundação Liberato e da sua Associação de Pais e Mestres, do governo do Estado e do Sebrae. A programação está disponível neste link.
*Sob a orientação de Maria José Vasconcelos