Defensoria Pública ingressa com ação para garantir passe livre nos ônibus em cidades do RS

Defensoria Pública ingressa com ação para garantir passe livre nos ônibus em cidades do RS

Medida busca assegurar à população amplo acesso aos locais de votação em Porto Alegre e mais três munícipios


Everton Calbar / Rádio Guaíba

Tarifa não tem reajuste desde 2019

publicidade

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), através do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU), ingressou, nesta quarta-feira, com uma Ação Civil Pública (ACP), para garantir passe livre no transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Santa Maria no próximo domingo, quando ocorre o primeiro turno das eleições gerais.

Conforme o órgão, a medida busca assegurar à população o amplo acesso aos locais de votação. Para a DPE, o curto espaço de tempo desde a publicação da alteração legislativa poderá impactar no processo, uma vez que o passe livre era prática adotada durante as eleições há décadas em Porto Alegre.

A instituição informa, ainda, que irá ingressar com a mesma providência em relação a Canoas, Pelotas e Santa Maria – que fazem parte do grupo de maiores colégios eleitorais do RS.  Já Caxias do Sul, que também faz parte deste contexto, não constará na ação, já que o executivo garantiu passe livre nos ônibus nos dias de eleições.

Além disso, a DPE destaca que irá orientar os Defensores Públicos para que, em suas cidades, fiscalizem e eventualmente questionem judicialmente tal situação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895