• Jovem dá a luz a menina durante incêndio em hospital de Osório
• Hospital em Osório estava sem alvará contra incêndio
• Explosão de transformador força evacuação de hospital em Osório
Funcionários e recursos do hospital serão utilizados para agilizar os atendimentos no posto. “Estamos vivendo uma situação complicadíssima. Mas queremos agradecer os hospitais e os prefeitos das cidades que acolheram os pacientes e aqueles que se colocaram à disposição para ajudar”, destacou o prefeito.
Já a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, garantiu que o governo do Estado irá atuar no sentido de angariar recursos para recolocar a instituição hospitalar em funcionamento. “Vamos trabalhar junto à União para conseguirmos os recursos, já que este é um hospital referência, é importante para esta região e assumimos este compromisso de governo”, explicou.
No entanto, o montante necessário para revitalizar o hospital ainda não foi dimensionado. “Isto vai depender do diagnóstico, do que a perícia vai dizer para sabermos qual o tamanho do estrago”, observou o titular da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Luís Genaro Figoli. Ele acrescentou que, enquanto a instituição não retoma os trabalhos, os moradores da cidade serão encaminhados para a rede hospitalar da região, bem como será providenciado atendimento - provavelmente em Torres e Porto Alegre - para as 172 pessoas que necessitam dos procedimentos de hemodiálise.