O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou “feliz aniversário” ao colega Luiz Inácio Lula da Silva durante a sua viagem rumo ao Japão nesta segunda-feira. Trump e Lula se encontraram nesse domingo na Malásia para iniciar as tratativas para um possível acordo pelo fim do tarifaço.
"Tivemos uma ótima reunião. Eu fiquei muito impressionado. Ele é um cara vigoroso e quero desejar a ele um feliz aniversário. Vocês sabiam que ele está de aniversário hoje?”, questionou Trump em contato com jornalistas a bordo do Air Force One. Lula completa hoje 80 anos.
Trump não quis detalhar o que realmente pensa do primeiro encontro com Lula, mas o chefe de Estado brasileiro acredita que é possível uma solução definitiva para as tarifas. "Estou convencido de que em poucos dias teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida continue boa e alegre", declarou.
Os presidentes das duas maiores economias do continente americano se encontraram na capital da Malásia por ocasião da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Lula e Trump abordaram a imposição de tarifas americanas de 50% sobre os produtos brasileiros como represália pela condenação a 27 anos de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro, um aliado de Trump, foi condenado pela tentativa de impedir a posse de Lula e atentar contra a vida do presidente. Lula disse que o tema foi superado em sua conversa com o mandatário americano e que "Bolsonaro é parte do passado da política brasileira".
- Brasil está disposto a ajudar na crise entre EUA e Venezuela, afirma Lula
- Lula fala em conversa “surpreendentemente boa” com Trump e mostra confiança em acordo
- Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira, diz Lula