Centrais sindicais pedem votação do piso regional do RS na próxima semana

Centrais sindicais pedem votação do piso regional do RS na próxima semana

Carta com as demandas dos trabalhadores foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira

Felipe Nabinger

Vidor (centro) entrega carta do Fórum a Vilmar Zanchin

publicidade

Representantes do Fórum das Centrais Sindicais reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), nesta segunda-feira, com intuito de pedir a inclusão do projeto de lei do piso regional na sessão deliberativa do dia 14 de novembro.

O projeto de lei 290, na visão dos sindicalistas, “tramitou com extrema lentidão” na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo aprovado no dia 24 de outubro. Agora, a proposta pode entrar na pauta do plenário dependendo de acordo de líderes.

“Esse projeto está atrasado. Deveria ter sido votado lá no mês de março ainda. Vamos intensificar a mobolização para que semana que vem ele seja incluído na pauta de votação”, defende o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no RS (CTB-RS), Guiomar Vidor.

A proposta do governo, encaminhada em junho para a Assembleia, sem regime de urgência, é de um aumento de 9%, o que elevaria o valor dos atuais R$ 1.443,94 para R$ 1.573,89 na primeira faixa. O índice é considerado pelos sindicatos um avanço, mas insuficiente.

Na reunião, os representantes sindicais entregaram uma carta a Zanchin, na qual defendem um reajuste de 10,47%, que representa, na sua visão, o reajuste inflacionário dos últimos anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895