O PTB e os demais partidos que integraram a coligação de Mauricio Dziedricki definiram em reunião na manhã desta terça-feira que o apoio a Nelson Marchezan Jr. (PSDB) ou Sebastião Melo (PMDB) no segundo turno das eleições em Porto Alegre vai ocorrer em bloco. Essa foi a primeira reunião dos caciques municipais das seis legendas que, até a próxima sexta, definirão sobre o tema. Nesta quarta haverá reunião da coligação com Marchezan e na quinta com Melo.
Conforme o presidente do PTB em Porto Alegre, Éverton Braz, a decisão deve passar por dois elementos centrais: o alinhamento dos compromissos de campanha e o protagonismo dos partidos em um eventual governo. “Fica muito difícil discutir espaço de governo enquanto não se tem ainda governo. Por enquanto é uma conjetura. O que nós vamos, com certeza, avançar (nas conversas) são nos compromissos e no protagonismo que os partidos terão no governo”, disse Braz.
A ideologia, por outro lado, não deve ser considerada na escolha, conforme o dirigente municipal do PTB. No que se refere à campanha, o desafio, segundo o petebista, é motivar os eleitores da periferia de Porto Alegre a votar, superando o alto índice de abstenção no primeiro turno da Capital.
“Na verdade, o que a gente está trabalhando muito forte nesse momento, mais do que a questão ideológica dos partidos, são os compromissos com a cidade. Precisamos avançar em propostas acima dos partidos que possam dar segurança e motivar inclusive as pessoas da periferia a irem votar nesse segundo turno”, destacou.
Tanto Nelson Marchezan Jr quanto Sebastião Melo já disseram que querem o apoio de Dziedricki e dos partidos envolvidos na candidatura do petebista. Maurício Dizedricki conquistou 13,68% no primeiro turno, recebendo 97.939 votos. A diferença entre Marchezan (29,84%) e Melo (25,93%) foi de 3,91%, ou seja, 27.991 votos. Raul Pont (PT), terceiro colocado com 16,37%, e Luciana Genro (PSOL), quinta colocada com 12,06%, já disseram que não apoiarão nenhum dos concorrentes de segundo turno.
Compromissos e protagonismo definirão apoio do PTB a Marchezan ou Melo
Questões ideológicas não serão fundamentais, admite presidente do partido em Porto Alegre
