Hoje é o último dia para o eleitor justificar ausência no primeiro turno

Hoje é o último dia para o eleitor justificar ausência no primeiro turno

Procedimento obrigatório já causa filas na Capital

Marina Fauth / Rádio Guaíba

publicidade

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições e não justificou a ausência no próprio dia do pleito tem até esta quinta-feira para regularizar sua situação. Para isso, é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral do Estado até as 19h. No final dessa manhã, já havia filas na Central de Atendimento ao Eleitor, quando cerca de 40 pessoas aguardavam para realizar o procedimento obrigatório. 

O eleitor que não justificar a ausência até hoje estará sujeito ao pagamento de multa e ficará em situação irregular junto à Justiça Eleitoral. Dessa forma, o cidadão não pode, entre outras penalidades, obter passaporte, CPF ou realizar matrícula em estabelecimento público de ensino.

O prazo que se encerra hoje vale para aqueles que não justificaram ausência no dia 3 de outubro. Para aqueles que não compareceram ao segundo turno, o prazo se estende até o dia 30 de dezembro. Caso esteja fora do País e não tenha justificado o não-comparecimento, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral no prazo de 30 dias após seu retorno ao Brasil.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895