PDT e PTB fecham acordo para 2010

PDT e PTB fecham acordo para 2010

Aproximação dos partidos obriga PMDB a definir candidato até final do ano

Correio do Povo

PDT e PTB fecham acordo

publicidade

Um almoço histórico entre lideranças do PDT e PTB e que reuniu as bancadas estaduais e federais nesta quinta-feira, em um restaurante da Capital, praticamente selou a união das duas siglas e deu início às tratativas para as eleições de 2010. A aproximação de pedetistas e petebistas obriga o PMDB a definir seu representante ao Piratini até o final do ano e, ao mesmo tempo, reforça o poder de barganha dois dois partidos nas negociações com siglas que ainda não têm candidatos à majoritária no ano que vem.

Apesar do entusiasmo entre os representantes de PTB e PDT pela candidatura própria, o prazo para a definição de um nome ainda divide opiniões. Enquanto o PDT entende que dezembro é o limite para a escolha, os petebistas aceitam prolongar a decisão até março. O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, ressaltou que a reunião serviu para acertar uma estratégia de governo e destacar a necessidade de uma agenda comum na busca de parceiros.

"A nossa proposta foi de antecipar o cronograma com o PTB e procurar fazer uma agenda mais agressiva em relação aos partidos que estão sem candidatura. Acho que esse consenso surgiu hoje", afirmou. Bolzan assegurou ainda que, nos próximos dias, o Dem e outros partidos médios devem ser procurados para analisar a possibilidade reforçar a aliança.

À saída do encontro, o presidente estadual do PTB, deputado Luís Augusto Lara, reafirmou a afinidade histórica entre os partidos e a possibilidade de formar um núcleo para atrair siglas com projetos de governo semelhantes aos trabalhistas. "Hoje foi um encontro histórico. Quase todos que falaram mencionaram isso. Não ouvimos uma única voz que fosse contra ou que tivesse dúvida sobre a importância da união trabalhista como opção para a eleição do ano que vem", lembrou.

Partidos buscam protagonismo

Ao invés da cautela habitual, representantes do PTB e do PDT reforçaram o discurso sobre a importância da união de forças entre trabalhistas e ressaltaram a presença das siglas no território gaúcho. O deputado federal Vieira da Cunha (PDT) era um dos mais animados ao final do encontro. "PTB e PDT unidos se transformam na principal força política partidária do Estado e passam a ser protagonistas do processo eleitoral de 2010", afirmou. E acrescentou: "Tenho convicção de que hoje nós estamos fazendo história e os destinos do Rio Grande do Sul passam por esta reunião", garantiu.

O deputado federal Ênio Bacci (PDT) também saiu satisfeito da conversa. "A força trabalhista, mais do que fiel da balança, se torna a própria balança nesta eleição. Todos ficaram entusiasmados com a possibilidade de estarmos juntos nas eleições do ano que vem", revelou. O senador Sérgio Zambiasi (PTB) garantiu que o encontro foi importante. "Plantamos a semente que entusiasma pelo diálogo", disse.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895