Senado RS: Ana Amélia Lemos quer ampliar bandeiras

Senado RS: Ana Amélia Lemos quer ampliar bandeiras

Candidata foi a sétima entrevistada na sabatina do Esfera Pública

Correio do Povo

Ana Amélia tem como bandeira o municipalismo, a saúde e o agronegócio

publicidade

É como uma candidata que conhece o Rio Grande do Sul "como a palma da sua mão" que a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) gosta de ser lembrada. Com mais de uma bandeira definida, entre elas a saúde, onde atua na luta contra o câncer e a fibromialgia; além do agronegócio e do fortalecimento do municipalismo, a candidata concorre novamente a uma vaga ao Senado. Ela compõe a chapa de Eduardo Leite (PSDB). 

Ao apresentar suas pautas, a Ana Amélia também elenca sua posição contrária ao foro privilegiado e a favor da prisão em 2º instância. Segundo ela, é preciso transparência dentro da política e, por isso, se apresenta contra o fundo eleitoral o orçamento secretário. “Em um país carente como o nosso, agora com auxílio emergencial necessário para atender milhares de brasileiros e gaúchos (...) e a gente jogar bilhões de reais nisso (fundo eleitoral)? É muito dinheiro", defendeu, ao complementar, em seguida que o dinheiro destinado poderia ter outras funções. “A gente pode do orçamento secreto, ou do fundo eleitoral, jogar tudo isso no SUS, por exemplo, ou jogar no atendimento da previdência social, para melhorar a vida dos aposentados. Então você vê: tem espaços muito grandes (para investir), quando se tiver vontade política e deixar de fazer demagogia". 

Ana Amélia também se colocou como uma defensora da liberdade, fazendo críticas às recentes medidas de ministros do Superior Tribunal Eleitoral (STF). Defensora de uma reforma política, ela entende que do modo que se apresenta hoje, a democracia acaba sendo prejudicada. 

Ao falar sobre a campanha, chamou a atenção do eleitor para determinadas candidaturas. "Quando (o eleitor) escolher o senador, tem que escolher o senador que ele tá votando, não pode escolher outra pessoa que vai fazer as leis por ele. Isso é um detalhe importante nessa disputa", afirmou a candidata, ao falar sobre a campanha. A ex-senadora já concorreu ao Senado em 2010, ao governo do Estado, em 2014, e à vice-presidência em 2018.

Ana Amélia foi a sétima candidata a participar da série de entrevistas, no Esfera Pública, da Rádio Guaíba, com os postulantes ao Senado. As sabatinas são conduzidas pela colunista do Correio do Povo, Taline Oppitz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895