"STF mantém a vigilância em prol da realização das eleições", diz Luiz Fux

"STF mantém a vigilância em prol da realização das eleições", diz Luiz Fux

Presidente da Corte exaltou ações contra desinformação na eleição durante discurso de encerramento do semestre

R7

publicidade

No discurso de encerramento do primeiro semestre de 2022, nesta sexta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, ressaltou que a Corte "permanecerá vigilante" para garantir a realização das eleições deste ano de acordo com a legislação. A fala ocorre em um cenário de questionamento do processo eleitoral por parte de figuras do governo, incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro.

"O Supremo Tribunal Federal permanecerá vigilante e sempre à altura de sua mais preciosa missão: a de guardar a Constituição Federal, com zelo pela segurança jurídica e com atenção ao sentimento constitucional da população brasileira, mantendo a sua vigilância suprema em prol da higidez da realização das eleições no nosso país", afirmou.

No pronunciamento, o ministro exaltou as ações da Corte no combate à desinformação, pontuando que foram celebrados os primeiros acordos de cooperação técnica entre o STF e diversas instituições que atuam no combate a informações falsas.

Fux afirmou que "em um cenário de aumento expressivo de notícias falsas ou deturpadas, tornou-se premente um reforço institucional para compreender como essa desinformação é propagada e quais contramedidas podem ser tomadas a fim de garantir à sociedade brasileira informações claras, reais, objetivas e verdadeiras sobre a atuação da Corte".

Ele pontuou, ainda, o lançamento de uma "assistente virtual que permite ao jurisdicionado e ao advogado ter acesso a informações processuais, a pesquisas jurisprudenciais, a pautas de julgamento, a certidões judiciais, a dúvidas específicas e até a alertas sobre prazos ou andamentos". A ação também é no âmbito do programa de combate à desinformação.

7 mil processos julgados no semestre

Ao fazer um balanço sobre o trabalho ao longo do primeiro semestre deste ano no STF, Fux informou que a Primeira Turma julgou 2.609 processos e que a Segunda Turma sentenciou 1.901 processos. Já o plenário deliberou sobre 2.509 processos, segundo o presidente da Corte, num total de 7.019 processos.

Fux adiantou que, para o segundo semestre, o STF analisará assuntos importantes para a coletividade, como a apreciação de ações sobre direito à educação, à saúde, ao transporte e ao sigilo de dados pessoais, além do direito ambiental, direito ambiental diversos, regras do processo eleitoral, teto de gastos da administração pública, produção de provas no processo penal e questionamentos à nova lei de improbidade administrativa. 


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895