TSE aprova registro da candidatura de Ciro Gomes à Presidência

TSE aprova registro da candidatura de Ciro Gomes à Presidência

Duas ações pediam que o político fosse impedido de concorrer no pleito deste ano, mas foram rejeitadas

R7

Ciro Gomes discutiu com manifestante

publicidade

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira, o registro de candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República. A Corte rejeitou duas contestações à continuidade de Ciro na disputa. Dois deputados, um federal e outro estadual, pediram o indeferimento.

Os parlamentares apontaram ações anteriores na Justiça, em que Ciro foi condenado por danos morais, para argumentar que ele não teria condições de concorrer, com base no princípio de vida pregressa. No entanto, as alegações foram rejeitadas pelos magistrados.

O relator das ações foi o ministro Carlos Horbach. Ele entendeu que as acusações contra o candidato não encontram respaldo na Constituição para barrar os planos eleitorais. "Daí porque a inadequação da vida pregressa de candidato para fins de aferição da sua capacitação eleitoral não dispensa a prévia e expressa definição em lei complementar", disse.

A candidatura da vice de Ciro, Ana Paula Matos, também foi deferida. A Justiça Eleitoral tem até o dia 20 deste mês para avaliar todos os pedidos de registro de candidatura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895