TSE já recebeu mais de 11 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular

TSE já recebeu mais de 11 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular

Órgão está recebendo denúncias pelo aplicativo Pardal desde o dia 16 de agosto, quando foi iniciada a propaganda eleitoral

R7

Zona eleitoral no Rio de Janeiro, na eleição de 2014

publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 11.412 denúncias de propaganda eleitoral irregular desde o dia 16 de agosto, quando foi iniciada a propaganda eleitoral. O número equivale a uma média de 393 queixas por dia.

As denúncias são recebidas pelo aplicativo Pardal, criado pelo tribunal em 2014 e que tem como finalidade receber denúncias sobre compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso da máquina pública para fins eleitorais e uso indevido dos meios de comunicação social.

O estado com mais denúncias é Pernambuco, com 1.619, seguido por São Paulo, com 1.390, e Minas Gerais, com 1.239. Em relação aos cargos, a maior parte das queixas envolve campanha de deputado estadual, seguidas pelas campanhas de deputado federal, presidente e governador.

Nas eleições de 2018, o aplicativo recebeu 48.673 denúncias. Desse total, 52% eram sobre propaganda irregular e 23% sobre crimes eleitorais. A apuração dessas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral (MPE). O Pardal pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets ou acessado por meio de um formulário disponível na internet.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895