Em dia que Lula indica Zanin ao STF, Rosa Weber diz que faltam mulheres em tribunais superiores

Em dia que Lula indica Zanin ao STF, Rosa Weber diz que faltam mulheres em tribunais superiores

Declaração da ministra e presidente da Corte foi dada em reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, nesta quinta-feira

R7

publicidade

No dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, citou a falta de mulheres em tribunais superiores do país. A declaração foi dada em reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö. Ao líder estrangeiro, ela disse que foi a primeira magistrada de carreira a entrar no STF.

Entre os 10 atuais ministros no STF, há apenas duas mulheres: Rosa Weber e Cármen Lúcia. Além delas, o STF teve apenas outra mulher entre seus integrantes: Ellen Gracie, que foi citada pela ministra no encontro.

Indicação de Zanin

A indicação de Zanin para a vaga no Supremo foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta (1º), assinada pelo presidente Lula. Agora, cabe ao Senado aprovar o nome.

Se aprovado, Zanin vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Oficialmente, Rosa Weber ainda não se manifestou sobre a indicação de Zanin.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895