Abiarroz planeja criação de fundo promocional
Recursos serão utilizados em campanha de incentivo ao consumo do grão
publicidade
Comemorando 15 anos de existência, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) dá início a uma campanha para estimular o consumo do cereal no país. O primeiro passo para o projeto é tema de debate na assembleia da entidade, nesta sexta-feira, dia 1º, em Canela, na Região das Hortênsias. Trata-se do estabelecimento de um fundo para dar sustentação financeira aos futuros esforços promocionais.
De acordo com a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, o Fundarroz subsidiará uma campanha de âmbito nacional.
“Podemos receber recursos dos associados, de órgãos públicos, de doações, de patrocinadores. A ideia é constituir um fundo robusto de recursos, para dar início a uma pesquisa na área de consumo”, disse Andressa, salientando que os dados obtidos com a pesquisa serão utilizados na definição dos principais aspectos da campanha.
Com presença garantida na mesa do brasileiro, o arroz é um dos alimentos mais consumidos no país. A campanha planejada pela Abiarroz quer propagar a versatilidade e o valor nutricional do produto, promover a diversidade de variedades disponíveis e combater a desinformação.
“Queremos mostrar que, mais do que um alimento essencial para a segurança alimentar, o arroz apresenta um enorme potencial, tanto para a culinária quanto para a economia”, destaca Andressa Silva.
Com o encerramento da assembleia, ainda nesta sexta-feira, os 65 associados da Abiarroz prosseguirão reunidos para comemorar o aniversário da associação, no Gatzz Dinner Show, em Gramado.
Comemoração adiada
A Abiarroz foi fundada no dia 6 de março de 2009. Conforme Andressa, o evento festivo estava previsto para ocorrer em maio, mas teve de ser adiado em razão da catástrofe climática ocorrida em abril e maio no Rio Grande do Sul. A entidade reúne indústrias e cooperativas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O grupo responde pelo beneficiamento de mais de 6,2 milhões de toneladas do grão por ano.
A criação da associação resultou do empenho do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS), do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado de Santa Catarina (Sindarroz-SC), do Sindicato da Indústria de Arroz de Pelotas (Sindapel), da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap), da Associação das Indústrias de Beneficiamento de Arroz de Santa Cruz do Rio Pardo (Abasc), e do engajamento de empresas privadas para a instituição de uma representação nacional do setor industrial orizícola.