Animais começam a chegar ao Parque Assis Brasil em Esteio

Animais começam a chegar ao Parque Assis Brasil em Esteio

Este ano, a Expointer apresentará animais de cerca de 160 raças

Correio do Povo

Prazo de ingresso dos exemplares se encerra à meia-noite de sexta-feira

publicidade

* Com informações de Carmen Ziebell

O Parque de Exposições Assis Brasil começou a receber, na manhã desta segunda-feira, os animais inscritos para a 38ª edição da Expointer em Esteio. O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, abriu os portões às 8h. Os primeiros animais a chegarem foram do Grupo Oliveira, de Uruguaiana. Eles saíram da Fronteira Oeste às 5h desse domingo e chegaram à Capital às 15h. Ao todo foram 10 horas de viagem. O grupo explicou que prefere chegar cedo para dar tempo de o animal se desestressar.

Secretário de Agricultura pede compreensão de fiscais agropecuários durante Expointer

A primeira ovelha a desembarcar foi da raça Texel. Além desta, outras 17 das raças Corriedale e Ile de France estavam no mesmo caminhão. Ovelhas das cabanas Cordilheira do Sul e Floresta estavam no mesmo veículo. Além dos animais adultos, um cordeirinho de 10 dias foi um dos primeiros a descer na feira. Todos os animais vão a exposição e julgamento, segundo o Grupo Oliveira. Alguns também serão colocados a leilão.

A entrada dos 4.758 animais de argola participantes da feira ocorrere das 6h até a meia-noite, durante todos os dias desta semana. O prazo de ingresso dos exemplares se encerra à meia-noite de sexta-feira, véspera da abertura da Expointer 2015, que se estenderá até 6 de setembro. Os cerca de 3 mil animais rústicos, que vão à comercialização, poderão ingressar no parque durante a feira.

Quatro equipes vão trabalhar em esquema de rodízio no desembarcadouro, que teve as coberturas restauradas. As equipes são compostas por veterinários e auxiliares técnicos, plantão de recepção e da parte sanitária, e responsáveis pela conferência da documentação necessária aos animais para entrada no parque. São exigidos Documento Sanitário Único (DSU) com identificação da propriedade e dos animais, Guia de Trânsito do Animal, nota fiscal de transporte e atestado veterinário privado certificando a sanidade. As equipes também verificam o cumprimento das determinações sanitárias específicas para cada espécie.

Atrações

Este ano, a Expointer apresentará animais de cerca de 160 raças. Serão 1.026 equinos, e a maior representatividade é da raça Crioula (366), seguida de Quarto de Milha (139) e Árabe (114). A novidade é a participação da raça Gypsy Horse (5) e do Puro Sangue Inglês (15).

Dos 602 bovinos de corte que estarão em exposição, 176 são da raça Angus, 94 da Charolês, 55 da raça Devon e 60 da Braford. A raça Wagyu terá 22 animais. Os ovinos totalizam 862 exemplares. Serão 282 são da raça Texel, 101 Suffolk e 91 da raça Ile de France.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895