Audiência discutirá uso da água

Audiência discutirá uso da água

Reunião ocorre no encerramento da Expodireto Cotrijal

Nereida Vergara

publicidade

A ampliação do uso da água com fins de irrigação será o tema da audiência pública do Senado, que ocorre no próximo dia 11, às 14h, no encerramento da Expodireto Cotrijal 2022, em Não-Me-Toque. Proposta pelo senador gaúcho Luis Carlos Heinze, o encontro deve reunir as principais entidades representativas da agropecuária do Rio Grande do Sul, além dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para debater questões ambientais que dificultam a irrigação das áreas agrícolas no Estado e que vêm sendo apontadas como parcialmente responsáveis pelo impacto na produção quando há situações de estiagem. 

Heinze pretende expor alternativas para aumentar as possibilidade de reservação de água, entre elas um projeto de lei de sua autoria que prevê a perfuração de poços e construção de açudes em Áreas de Preservação Permanente (APPs), o que implicaria em mudanças no Código Florestal. “Nós precisamos ampliar essas fontes hídricas para utilizar na agropecuária, por isso estamos envolvendo todos na discussão”, adiantou.

O senador ressaltou que na audiência também será apresentado estudo do Instituto Espinhaço, de Minas Gerais, que demonstra que é possível reservar água nas propriedades rurais preservando suas nascentes e vertentes.

A Expodireto Cotrijal deste ano vai de 7 a 11 de março. A feira é voltada à difusão da tecnologia, aos negócios e aos debates de temas de interesse dos produtores rurais. Suas principais atrações são as exposições de máquinas agrícolas, de tecnologia e da agricultura familiar, além dos fóruns temáticos, como os do milho, da soja, do trigo e dos jovens cooperativistas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895