Rural

Azeite Potenza conquista o “Oscar” dos azeites pela segunda vez

Elaborado pela Fazenda Serra dos Tapes, no RS, blend intenso ficou em primeiro lugar na categoria “frutado verde médio” - Hemisfério Sul, no Prêmio de Qualidade Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional

O Potenza passa a ser o único azeite feito em solo brasileiro bicampeão no concurso Mario Solinas
O Potenza passa a ser o único azeite feito em solo brasileiro bicampeão no concurso Mario Solinas Foto : Divulgação / CP

O azeite de oliva extravirgem Potenza Intenso, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, na cidade gaúcha de Canguçu, conquistou o primeiro lugar na categoria “frutado verde médio” do Prêmio de Qualidade Mario Solinas 2025 - Hemisfério Sul. Essa é a segunda edição do concurso que avalia os azeites produzidos em países do Hemisfério Sul. Com o prêmio, o Potenza passa a ser o único azeite feito em solo brasileiro bicampeão no concurso Mario Solinas, já que o Potenza Frutado, outro integrante da linha, foi eleito o melhor azeite do Hemisfério Sul na competição de 2023.

Conhecida como o “Oscar” do setor, a premiação foi criada pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) em 2000 e é considerada a mais importante pela comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem.

“Esse concurso é muito importante pois não tem fins lucrativos e exige tanques lacrados com rastreabilidade dos azeites participantes. Isso garante que os consumidores que comprarem o Azeite Potenza Intenso com o selo Mario Solinas estarão comprando o mesmo produto que foi analisado pelo COI e recebeu a premiação”, explica Jerônimo dos Santos, gestor da Fazenda Serra dos Tapes.

A categoria “Hemisfério Sul” faz parte do Prêmio de Qualidade Mario Solinas desde a primeira edição. No entanto, com o aumento da qualidade e do reconhecimento dos azeites produzidos na região, o Conselho Oleícola Internacional decidiu criar uma edição exclusiva, respeitando o calendário de colheita das olivas, que é diferente no Hemisfério Norte.

“Essa conquista consolida ainda mais a qualidade dos azeites brasileiros no mercado internacional, especialmente para a linha Potenza, que ganhou duas vezes em um período de três anos o reconhecimento máximo da olivicultura mundial. Nós da Fazenda Serra dos Tapes recebemos essa notícia como um sinal de que estamos no caminho certo, trabalhando em busca da perfeição na produção de azeite de oliva extravirgem. Nosso time está comprometido nessa missão”, comemora Cláudia Santos, sommelier de azeites, mestra de lagar e proprietária da Fazenda Serra dos Tapes.

Veja Também