Brasil terá assistência técnica rural por celular

Brasil terá assistência técnica rural por celular

Iniciativa será testada com pequenos produtores no Nordeste a partir de janeiro do ano que vem

Carolina Pastl*

publicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, levará projeto-piloto de extensão rural digital para 100 mil pequenos produtores rurais no Nordeste a partir de janeiro de 2021. Desenvolvida pela organização não governamental Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento (PAD, na sigla em inglês) a tecnologia já beneficiou 3,5 milhões de agricultores familiares em oito países da Ásia
e da África. Na América Latina, o Brasil será o primeiro a usá-la.

O projeto inicial consiste em um programa que enviará até duas vezes por semana SMS aos celulares sobre dados meteorológicos, técnicas de plantio, manejo das culturas, informações sanitárias e rendimento das colheitas. O custo será de 1,5 dólar por família ao ano. “As informações são simples, mas serão muito úteis pois os produtores atendidos não tem acesso a elas”, destaca o diretor do Departamento de Desenvolvimento Comunitário da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Pedro Arraes.

A ação faz parte do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Digital, do Mapa, que está sendo desenvolvido e irá oferecer novas ferramentas de assistência técnica digital aos agricultores familiares. A ideia é testar diferentes modelos de digitalização, de acordo com a realidade de cada região brasileira.

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895