Cabanhas apostam em inovação na Exposição Agropecuária em Dom Pedrito

Cabanhas apostam em inovação na Exposição Agropecuária em Dom Pedrito

Oferta de animais geneticamente avaliados virou tendência no mercado

Correio do Povo

Cabanhas apostam na inovação na Exposição Agropecuária em Dom Pedrito

publicidade

A oferta de 420 touros e 500 ventres, além de 70 lotes de equinos, será o ponto alto da Exposição Agropecuária — Farm Show 2017, que neste ano chega à 84ª edição, em Dom Pedrito, no Sudoeste do Rio Grande do Sul. O evento ocorre de 19 a 30 de outubro e teve a sua programação, com um total de oito remates, apresentada à imprensa nessa segunda-feira, em Porto Alegre. As cabanhas apostam na tradição e na inovação para enfrentar o momento de queda nos preços, provocada pela instabilidade econômica do País, e vão demonstrar uma tendência crescente no mercado, que é a oferta de animais geneticamente avaliados.

Bernardo Pötter, da Agropecuária Caty, que integra o 45º Remater Guatambu, Alvorada e Caty, no dia 19, afirma que entre os animais ofertados estarão exemplares campeões da Prova de Avaliação a Campo da Associação Brasileira de Hereford e Braford e destaques no teste de progênie da Conexão Delta G, além de bovinos com avaliação genômica para resistência ao carrapato. Este é o terceiro ano que a avaliação é oferecida, com o objetivo de enfrentar uma das pragas que mais preocupam os pecuaristas. Conforme Pötter, a crise favorece o investimento em genética de ponta. “Neste ano difícil, o produtor vai investir certo”, confia.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, a expectativa é repetir o volume de vendas do ano anterior, quando a comercialização alcançou R$ 4,6 milhões. “Pelas feiras que nos antecederam, temos a certeza de que vamos no mínimo manter a média”, afirma. Conforme Gonçalves, a Farm Show deste ano conta com incremento tanto em qualidade quanto em volume de animais ofertados. “Em Dom Pedrito não tem reserva de mercado, vendemos o que é melhor”, afirma.

A programação conta com os remates Guatambu, Alvorada e Caty (19 de outubro); Top Braford & Hereford, do Rincão da Figura e Parceiros (21 de outubro); Quiri (26 de outubro); Santa Thereza (27 de outubro); Wolf Genética & Pitangueira (27 de outubro); Marcas de Raça — Crioulos (27 de outubro); Genética da Campanha, da Fazenda Barragem e Cabanha Don Angélico (28 de outubro); e Leilão Entre Amigos - Crioulos (28 de outubro).

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895