Caem para seis os casos de gripe aviária em investigação no país

Caem para seis os casos de gripe aviária em investigação no país

Apurações avaliam suspeitas em aves domésticas e silvestres, sem contemplar estabelecimentos comerciais; nenhuma ocorre no Rio Grande do Sul

Estadão Conteúdo
Barreira sanitária instalada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação para controlar a ocorrência de gripe aviária em Montenegro, no Vale do Caí

Barreira sanitária instalada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação para controlar a ocorrência de gripe aviária em Montenegro, no Vale do Caí

publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga atualmente seis casos suspeitos de influenza aviária em diversos Estados do Brasil, segundo atualização da Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, neste domingo, 8.

Nenhum dos casos em análise ocorre em granjas comerciais, envolvendo apenas criações domésticas e aves silvestres.

As investigações em curso incluem três casos em aves domésticas – galinhas em Itaituba (PA), Novo Cruzeiro (MG) e Alegre (ES) – e três em aves silvestres: um pombo em Santo Antônio do Monte (MG), um carcará em Florestal (MG) e um albatroz-de-sobrancelha em Angra dos Reis (RJ).

O caso de Campinápolis (MT), de uma galinha de criação doméstica, foi confirmado como sendo gripe aviária. A confirmação do foco, doméstico, não afeta as exportações brasileiras de carne de frango.

Investigações corriqueiras

As investigações são classificadas como corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, pois a notificação é obrigatória.

A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do país. Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

O Brasil realizou mais de 2,5 mil investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, conforme o Mapa.

Foram confirmados 172 casos de influenza aviária desde o início do monitoramento, sendo 167 em animais silvestres (163 aves e 4 leões-marinhos), quatro em criações de subsistência e apenas um em granja comercial, registrado em maio em Montenegro (RS), no Vale do Caí.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895