Campeões mostram na pista aptidões da raça

Campeões mostram na pista aptidões da raça

MR Alarife, de São Borja, e JMT 9898 Nanda, de São Gabriel, levaram os grandes campeonatos

Correio do Povo

Touro MR Alarife impressionou os jurados pela desenvoltura e porte

publicidade

É da Estância São Rafael, de São Borja, o grande campeão da raça Brangus. MR Alarife (box 1179) sobressaiu nesta segunda-feira nas pistas pela cobertura de carne, boa desenvoltura, masculinidade e outras características bem típicas da raça.

A proprietária Beatriz Mariano da Rocha notou que a disputa desse ano envolveu apenas animais de alto nível. “Estamos passando por um ano de crise e os produtores optaram por trazer para a Expointer apenas animais de excelente qualidade, somente aqueles que vêm para buscar títulos”, avaliou a pecuarista.

A estância, que há 15 anos trabalha com a raça, havia conquistado o grande campeonato também em 2013, com o MR Coringa. Na segunda-feira, o filho de Coringa foi campeão júnior e terceiro melhor macho. “Isso mostra que estamos evoluindo. Estamos sempre à procura de sangue novo”, acrescenta Beatriz.

A grande campeã vem da JMT Agropecuária, de São Gabriel. A fêmea JMT 9898 ganhou mais um nome depois de conquistar o campeonato, Nanda. O corpo de jurados destacou desenvolvimento muscular e ósseo, a facilidade de locomoção, inserção de úbere e a feminilidade. Ela é filha do JMT Neto, touro que se tornou grande campeão nacional, em Londrina, em 2013.

O criador Carlos Waihrich diz que nos últimos sete anos sua propriedade conquistou cinco grandes campeonatos entre machos e fêmeas. “Temos notado uma expansão da raça não só no RS, mas no Centro-Oeste e no Norte do Brasil. O mercado está explorando muito a carne. Nos nossos leilões, 60% do que é comercializado está saindo para a região Centro-Oeste”, diz.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895