Rural

Caso de doença de Newcastle em SC deixa setor gaúcho em alerta

Asgav informou que adotará medidas de contingência para que embargos comerciais não afetem o RS

Impacto nas exportações ainda é muito precoce
Impacto nas exportações ainda é muito precoce Foto : ABPA / Divulgação / CP

Após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar o foco da doença de Newcastle em um estabelecimento de avicultura comercial de corte de perus em Nova Itaberaba, em Santa Catarina, a Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs) informou que adotará as medidas necessárias de contingência para que embargos comerciais não afetem o RS. “Com certeza, novamente teremos a solução, o mais breve possível desse problema e vamos voltar à normalidade o quanto antes”, declarou o presidente executivo da entidade, José Eduardo dos Santos.

Segundo ele, um caso como este pode representar riscos para o Rio Grande do Sul. “O que nós temos feito e temos que fazer cada vez mais é fortalecer os requisitos e conceitos de biosseguridade nas propriedades. Isso é o nosso escudo.” Apesar disso, ele avalia que a previsão de impacto nas exportações ainda é muito precoce. “Nós avançamos muito, nos últimos 12 meses, no que se refere à regionalização, ou seja, os critérios de distanciamento para definir o que é embargado ou não. Então, nós temos que aguardar as instruções por parte do Ministério da Agricultura e ver aí o que acontece.”

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) informou que acompanha a ocorrência. “O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) atende e investiga todas as notificações de suspeitas de doenças em aves, tanto na avicultura industrial quanto nas criações de subsistência e em aves silvestres de vida livre. Esse trabalho busca identificar a circulação viral e permitir a rápida adoção das medidas de controle. No momento, não há suspeitas da doença em investigação no Rio Grande do Sul”, disse em nota.

O secretário da Seapi, Márcio Madalena, já entrou em contato com o secretário da Agricultura de Santa Catarina, Admir Dalla Cort, e colocou a estrutura e as equipes técnicas do Rio Grande do Sul à disposição do estado vizinho para prestar o apoio necessário. Segundo a secretaria, não há risco de transmissão pelo consumo de carne e ovos.

A ocorrência foi identificada durante investigação epidemiológica conduzida pelo Serviço Veterinário Oficial de Santa Catarina e confirmada por análise realizada no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência internacional para o diagnóstico da doença.

O estabelecimento, segundo o Mapa, foi interditado pelo Serviço Veterinário Oficial, com suspensão da movimentação de aves. As medidas de controle, contenção e erradicação do foco serão executadas conforme as diretrizes do Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

O que é

A doença de Newcastle é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causada por vírus virulento do paramixovírus aviário do sorotipo 1 (APMV-1), conforme os critérios estabelecidos pela OMSA.