Conab assina contratos do Programa de Aquisição de Alimentos com cooperativas gaúchas

Conab assina contratos do Programa de Aquisição de Alimentos com cooperativas gaúchas

Ato em Porto Alegre marcou o Dia Mundial da Alimentação e os 20 anos do PAA

publicidade

Durante a 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS + 1 (Cessans), realizada na quinta-feira no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou simbolicamente contratos de projetos de cinco cooperativas gaúchas contempladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado. O ato marcou o Dia Mundial da Alimentação e os 20 anos do PAA.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, informou que a companhia abriu chamada pública para compra de alimentos com doação simultânea e recebeu  3,7 mil propostas de todo o país. Para o Rio Grande do Sul, os primeiros cinco contratos foram assinados com as cooperativas Vinícola Aurora (Bento Gonçalves), dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul - Cafsul (Pelotas), de Produção Agropecuária do Pampa Gaúcho - Coopampa (Candiota), de Produção Agropecuária Sete de Julho (Nova Santa Rita) e Mista dos Fumicultores do Brasil (Santa Cruz do Sul). Segundo a Conab, as cooperativas fornecerão hortaliças, frutas, pães, carnes, mel, sucos e sementes no valor de R$ 2,3 milhões, para atender entidades assistenciais de apoio à segurança alimentar e nutricional.

“São R$ 31 milhões demandados pelas entidades e, pela situação que o Rio Grande vive, vamos pagar 100% do PAA nesta primeira etapa”, disse Pretto. Segundo ele, outros contratos já foram assinados pela superintendência regional da Conab e há também outros projetos em análise de documentação. Segundo Pretto, a operacionalização dos recursos será feita pela Conab, Estados e municípios.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895