Conab calcula aumento de 17,9% no plantio de trigo do RS

Conab calcula aumento de 17,9% no plantio de trigo do RS

Órgão prevê que os gaúchos irão cultivar 1,096 milhão de hectares com o cereal de inverno

Danton Júnior

publicidade

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima a estimativa de área plantada de trigo no Rio Grande do Sul. O órgão prevê que os gaúchos irão cultivar 1,096 milhão de hectares com o cereal de inverno, o que representa uma alta de 17,9% em relação ao último ciclo. No levantamento anterior, em junho, a previsão era de 1,023 milhão de hectares. 

Com o aumento de área, a produção gaúcha de trigo poderá chegar a 3,621 milhões de toneladas, segundo a Conab. O superintendente do órgão no Rio Grande do Sul, Carlos Roberto Bestetti, afirma, no entanto, que a estimativa de área tende a crescer nos próximos levantamentos. 

Os números, de acordo com ele, devem-se à conjuntura favorável ao plantio do cereal, que inclui o preço remunerador, a possibilidade de venda de trigo para ração animal (em razão do preço elevado do milho), a importância da rotação de culturas e o clima favorável. "O produtor está capitalizado, pois vendeu bem a soja", acrescenta Bestetti. 

A produção nacional de grãos, por outro lado, foi revisada para baixo, de 262,1 milhões de toneladas, conforme o último levantamento, para 260,8 milhões. Segundo a Conab, o atraso no plantio do milho safrinha deve impactar a produção do grão, que deve ficar em 66,97 milhões de toneladas - queda de 10,8% na comparação com o ciclo anterior. O órgão afirma que a semeadura fora do período ideal tornou o grão mais vulnerável às condições climáticas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895