Conab calcula safra de 31 milhões de toneladas de grãos

Conab calcula safra de 31 milhões de toneladas de grãos

Companhia revisou para cima projeção

Danton Júnior

publicidade

Com a colheita em ritmo acelerado, a estimativa da produção de grãos do Rio Grande do Sul aumentou em um milhão de toneladas nos últimos 30 dias, conforme a Conab. A companhia revisou para cima a projeção tanto para o Estado quanto para o país.

Conforme o 7º levantamento, divulgado nesta sexta-feira, o Rio Grande do Sul irá colher 31,006 milhões de toneladas no ciclo 2014/2015, um volume 8,1% maior do que a safra passada e que representa um recorde. Na pesquisa anterior, divulgada em março, a produção gaúcha era estimada em 29,9 milhões de toneladas.

Com uma produção estimada em 14,6 milhões de toneladas, a soja é a maior responsável pela projeção de safra recorde. O volume previsto é 14,1% superior ao ciclo 2013/2014. O acréscimo deve-se tanto ao incremento de área (5,6%), quanto de produtividade (8,1%). “Houve um incremento do plantio de soja na região da Campanha, em áreas onde tradicionalmente não eram utilizadas para o plantio dessa cultura”, explica o superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Glauto Lisboa Melo Júnior.

Problemas pontuais decorrentes de ataques de pragas não chegam a comprometer os índices de produtividade. Foram verificadas ocorrências nas regiões das Missões, Noroeste e Zona Sul. Caso esses problemas não tivessem acontecido, o superintendente estima que hoje a estimativa poderia ser superior a 15 milhões de toneladas de soja. Apesar disso, Melo Júnior acredita que os números poderão aumentar no 8º e 9º levantamentos.

No Brasil, a safra total deverá alcançar 200,7 milhões de toneladas, 3,6% a mais do que no período anterior.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895