Concursos de carcaças do Programa Carne Angus Certificada voltam a acontecer normalmente em 2021

Concursos de carcaças do Programa Carne Angus Certificada voltam a acontecer normalmente em 2021

Primeiro evento do ano será realizado no Rio Grande do Sul

Camila Pessoa*

publicidade

Os concursos de carcaças promovidos pelo Programa Carne Angus Certificada estão de volta. Depois de uma pausa em 2020, em razão da crise sanitária causada pelo coronavírus, os eventos voltam a ocorrer em 2021, em unidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Serão quatro concursos de frigoríficos parceiros seguindo os protocolos sanitários para contenção do coronavírus. As inscrições devem ser feitas com envio de e-mail para o endereço concurso@carneangus.org.br.

O primeiro concurso acontece no dia 22 de outubro na unidade da Marfrig, em Bagé. A segunda prova realiza-se no dia 28 de outubro, na unidade do mesmo frigorífico em Bataguassu (MS). Em 12 de novembro, acontece uma disputa no frigorífico Silva, em Santa Maria. Finalizando a sequência, o quarto evento ocorre no frigorífico Verdi, em Pouso Redondo (SC), no dia 12 de novembro.

No concurso, são aceitos apenas animais Angus e Cruza com idade de até 4 dentes. Os lotes devem ser de no mínimo 20 animais, devido à logística de transporte. As categorias são: machos definidos, fêmeas definidas, machos cruza angus e fêmeas cruza angus. As avaliações são feitas com base no peso da carcaça quente, maturidade (idade), conformação, acabamento, padrão racial e sanidade. Os lotes campeões de cada categoria receberão troféus de participação e destaque nos veículos de comunicação da Associação Brasileira de Angus. A premiação acontece ao final da segunda etapa do concurso. Outra premiação do concurso o Prêmio Fidelidade Carne Angus, baseado em vendas e aproveitamento de carcaças

“É nos concursos que conseguimos ver todo o resultado que a raça Angus pode desempenhar nos diferentes sistemas e regiões do país para produzir carne de qualidade. Carne essa que deve se diferenciar nas gôndolas dos supermercados, boutiques e varejos e, é claro, na mesa das famílias brasileiras”, destaca a gerente nacional do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes.

*Estagiária sob supervisão de Danton Júnior


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895