Denúncias contra crédito consignado irregular crescem 85% no ano

Denúncias contra crédito consignado irregular crescem 85% no ano

Dado foi apresentado em audiência pública nesta segunda-feira

Nereida Vergara

publicidade

As denúncias de fraudes envolvendo a concessão de créditos consignados a aposentados do INSS tiveram um aumento de 85% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. O dado foi apresentado na audiência pública da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, ontem, pela Secretaria Nacional do Consumidor. A irregularidade consiste na concessão de crédito não solicitado e consequente endividamento do beneficiário da Previdência Social.

Durante a audiência, solicitada e conduzida pelo deputado Heitor Schuch, entidades representantes dos consumidores pediram a revisão da legislação que regulamenta os empréstimos consignados para coibir o crime, que atinge todos os aposentados, mas, em especial, os do meio rural. Também se quer que a concessão desse tipo de crédito só ocorra mediante a autorização expressa e presencial do segurado.

O representante do Banco Central no encontro, Sérgio Mesquita, adiantou que no início de 2022 será publicada uma resolução estipulando critérios mais rigorosos para os empréstimos consignados pelas instituições financeiras e correspondentes bancários, entre os quais a certificação digital.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895