Escolas técnicas agrícolas do Rio Grande do Sul receberam do governo do Estado, nesta semana, 19 tratores que serão utilizados na formação de cerca de 5 mil estudantes. A aquisição é parte de um investimento de R$ 30 milhões para equipar as instituições possibilitado por recursos de emenda parlamentar da bancada federal gaúcha.
“As escolas técnicas agrícolas são muito importantes para dar capacidade aos produtores de extraírem mais da sua terra, através do conhecimento sobre novas técnicas e tecnologias para melhorar a produtividade do campo”, destacou o governador Eduardo Leite, durante a cerimônia em que foi feita a entrega simbólica.
“Podermos contar mais uma vez com a nossa bancada é fundamental, numa política colaborativa e independente das divergências”, prosseguiu. “Essa parceria vai se reverter em melhoria da qualidade e da performance da educação.”
O modelo do trator enviado às escolas é o Plus 90 Cabinado, produzido pela fabricante sul-coreana LS Tractor. O motor com 4 cilindros é Perkins, de fabricação nacional. O trator conta com transmissão 12F x 12R e super redutor de velocidade, também conhecido como creeper, dispositivo que permite andar a menos de 1 km/h. A tomada de força conta com três velocidades (540, 750 e 1.000 rpm). É considerado um trator de baixo consumo de combustível e de pouca manutenção.
“É o trator mais completo do mercado na categoria”, afirma o gerente comercial da concessionária GlobalMac, Joel Backes. No dia a dia, o equipamento atende não apenas a agricultura familiar, mas também os médios e, em alguns casos, grandes produtores. Segundo Backes, o trator pode ser utilizado para qualquer tipo de tração, o que inclui o plantio, silagem e semeadura de pastagens. “Tendo um trator versátil dentro do colégio agrícola, ele passa a ser utilizado em todas as operações de manuseio da própria área”, observa o gerente comercial. Além de estar disponível para qualquer nível de ensino, o trator, por ser cabinado e contar com ar condicionado, permite que sejam cumpridas as atividades curriculares com qualquer tipo de clima.
O vice-presidente da LS Mtron Brasil – proprietária da marca LS Tractor –, André Rorato, afirma que a empresa se sente honrada em poder estar neste projeto de ensino que vai capacitar os alunos com as melhores tecnologias existentes em tratores desta potência.
Segundo o presidente da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), Fritz Roloff, este é apenas o início de uma nova fase para as escolas agrícolas gaúchas, que ainda receberão outras máquinas e equipamentos. “É uma grande notícia que nós estávamos esperando. A Agptea lutou muito com o Conselho dos Diretores das Escolas Agrícolas Gaúchas para que isso pudesse acontecer”, destaca.
Além das 19 unidades, outras 14, de outro modelo, devem ser entregues às escolas agrícolas. A partir de junho, a GlobalMac e a LS Tractor irão oferecer assistência técnica e treinamentos em cada instituição, com o objetivo de garantir a melhor utilização dos equipam
