3º Prêmio Referência Leiteira abre inscrições para “Cases de Sucesso”

3º Prêmio Referência Leiteira abre inscrições para “Cases de Sucesso”

Propriedades leiteiras gaúchas podem protocolar documentação até 14 de junho

Correio do Povo

Segunda etapa do 3º Prêmio Referência Leiteira foi lançado no Parque de Exposições da Afubra

publicidade

As melhores práticas da produção leiteira gaúcha já podem ser inscritas para participarem das categorias de “Cases de Sucesso”, do 3º Prêmio Referência Leiteira. O prazo para o protocolo da documentação vai até 14 de junho. O regulamento completo e Ficha de Inscrição podem ser baixados pelo link e também estão disponíveis nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

"Nosso objetivo com o prêmio é destacar os casos de sucesso na atividade leiteira do Rio Grande do Sul, proporcionando reconhecimento e divulgação ampla. Queremos que esses exemplos sirvam de inspiração e referência para os demais produtores, incentivando a superação dos desafios do setor e mostrando que é possível ter excelência, ser rentável, independentemente do porte da propriedade", destacou o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) e vice-coordenador do Prêmio Referência Leiteira, Darlan Palharini, durante o Seminário Pecuária de Leite do Rio Grande do Sul, na Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Dividido entre seis categorias (Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira), o concurso prevê a participação de propriedades gaúchas que comercializam leite cru in natura para indústria ou que processem o leite em agroindústria própria.

Pelo regulamento, é possível se inscrever em apenas uma das categorias através do envio das informações solicitadas, em remessa única, por correio eletrônico, à Emater/RS (jries@emater.tche.br) e ao Sindilat (sindilat@sindilat.com.br), explica Palharini. A ação tem o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Na primeira parte do processo de inscrições para esta 3ª Edição da premiação, as fazendas se credenciaram para disputar nas categorias: Propriedade Referência em Produção de Leite, divididas entre sistemas de criação a pasto com suplementação ou de semiconfinamento/confinamento. As três que atingirem os melhores índices em cada processo, assim como as melhores em cada Case, serão conhecidas durante evento na Expointer 2024.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895