14ª Semana Arrozeira de Alegrete é lançada

14ª Semana Arrozeira de Alegrete é lançada

Evento, que ocorrerá de 28 de maio a 3 de junho de 2023, será focado em fomento às exportações

Patrícia Feiten

Lançamento ocorreu na Casa de Alegrete do Parque Assis Brasil, com participação do produtor Gustavo Thompson

publicidade

Com o tema “Novos Mercados e Políticas Públicas para o Futuro da Lavoura Arrozeira”, foi lançada ontem, entre as atividades da 45ª Expointer, a 14ª Semana Arrozeira de Alegrete, na Casa de Alegrete do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Organizado pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete, o evento ocorrerá de 28 de maio a 3 de junho de 2023, no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, e a programação incluirá um ciclo de palestras técnicas.

O presidente da entidade, Gustavo Thompson, destaca que a Semana foi criada para capacitar a classe arrozeira e discutir os problemas enfrentados pelo setor, enfocando temas de interesse de produtores de todo o Brasil. Em sua próxima edição, será focada na missão de fomento às exportações, vistas como alternativa para regular a oferta interna e garantir melhores preços aos agricultores. “Temos um excedente de produção. A exportação consegue equalizar esse estoque e ajustar o preço (no mercado interno)”, justifica Thompson.

Situado na Fronteira Oeste gaúcha, que concentra 37% da produção de arroz do Estado, o município de Alegrete soma 55 mil hectares cultivados com o cereal. Os principais destinos externos do produto são países latino-americanos, como Venezuela e Colômbia, e da América Central, entre os quais Guatemala e El salvador. “Essa região era tradicionalmente compradora dos Estados Unidos. Hoje, os EUA, com o aumento de consumo e a diminuição da produção, acabaram abrindo esse mercado para o mundo, e o Brasil está tomando um pedaço dele”, diz Thompson.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895