17ª Jornada NESPro aborda a sustentabilidade da pecuária de corte na Expointer

17ª Jornada NESPro aborda a sustentabilidade da pecuária de corte na Expointer

Palestras e discussões de especialistas marcam o evento, que segue até esta quinta-feira

Felipe Faleiro

Julio Barcellos, coordenador do NESPro, abriu o evento nesta quarta-feira

publicidade

A já tradicional Jornada NESPro (Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está com sua 17ª edição realizada durante a 45ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento em formato híbrido iniciou nesta quarta-feira e termina na quinta. Neste ano, o tema central é a sustentabilidade integral na produção de bovinos de corte, e conta com palestras e discussões de especialistas.

O coordenador do NESPro, Julio Barcellos, diz que, neste ano, o público é recorde, tanto nas redes sociais, quanto nos canais de transmissão. “Buscamos organizar um formato que abrangesse os principais aspectos da produção animal. Precisamos trazer a sustentabilidade nos aspectos ambientais, econômicos e sociais, ou seja, a melhoria da condição social de vida dos produtores rurais, que cada vez mais estão imbuídos de produzir um alimento saudável”, diz o professor, reforçando que a tecnologia e a discussão nas universidades são caminhos possíveis para isto.

Entre os palestrantes, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Decio Coutinho, falou a respeito da destinação ambiental dos resíduos do abate da pecuária brasileira. De acordo com ele, a área é relativamente desconhecida mesmo para os participantes do evento. “Estamos dentro desta cadeia produtiva, e somos o último elo dela, recebendo os resíduos e transformando-os em matéria-prima para alimentar novos animais. Na realidade, não temos a menor dúvida quando dizemos que a pecuária brasileira é sustentável”, diz.

Os debatedores disseram ainda ser fundamental tratar o tema no ambiente acadêmico, considerando a variedade de temas abordados, a exemplo de processos de reprodução, manejo, avaliações, nutrição dos biomas e qual o potencial da carne brasileira. Outro aspecto considerado importante é a linguagem utilizada, acessível para o homem do campo.

“Acredito que a grande importância deste evento é traduzir para o produtor rural a mensagem que, de outra forma, não chegaria a ele. E poder debater estes assuntos também nos auxilia enquanto pesquisadores”, avalia a pós-doutoranda no NESPro, Marcela Kuczynski da Rocha. Nesta quinta-feira, o evento segue com abertura às 8h30min, seguido de debates e com seu encerramento previsto para as 17h. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site https://www.even3.com.br/xviijornadanespro/, e tem transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal NESPRO UFRGS.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895