ApexBrasil e ABPA renovam convênio para promoção de exportações

ApexBrasil e ABPA renovam convênio para promoção de exportações

Acordo, que prevê participação em feiras internacionais e campanhas de imagem, deve gerar US$ 4 bilhões em negócios em dois anos

Patrícia Feiten

Ricardo Santin, da ABPA; Jorge Viana, da ApexBrasil, e o ministro Fávaro (ao centro) assinaram documento formal durante a 46ª Expointer

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Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1º de setembro) na 46ª Expointer, com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, os presidentes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, assinaram um convênio para um projeto setorial de promoção das exportações da avicultura e da suinocultura do Brasil – o maior em toda a história de parceria entre as duas instituições. A iniciativa representará um investimento de R$ 25 milhões em dois anos, sendo R$ 15 milhões por parte da Apex. Entre as metas traçadas, está prevista a participação em 11 grandes feiras internacionais, apoio para campanhas de imagem e organização de missões comerciais.

Em um breve discurso, o ministro Fávaro destacou a eficiência e a credibilidade conquistada pelas cadeias produtivas brasileiras. Lembrou que o Brasil é um dos quatro países com status de livre de influenza aviária nas criações comerciais e, na quinta-feira (31), tornou-se o primeiro habilitado a embarcar carne de frango para o mercado israelense. “Nenhum país do mundo estava vendendo para Israel, o maior consumidor per capita de carne de frango do mundo (em torno de 42 quilos por ano, de acordo com a ABPA)”, disse. Segundo Fávaro, o Brasil deverá passar de uma participação de 35% para 43% do mercado global de proteína de frango em 2024. “Temos uma missão importante, que é peregrinar pelo mundo mostrando a qualidade do nosso produto”, disse.

O convênio assinado nesta sexta-feira é a renovação de uma cooperação de mais de 15 anos entre ApexBrasil e ABPA. Nesse período, foram realizadas mais de 320 ações de promoção de imagem, segundo a ABPA. Os contatos promovidos influenciaram direta e indiretamente a concretização de mais de R$ 450 bilhões em exportações de carne de frango, carne suína, ovos, material genético e carne de pato, desde 2008.

Com o novo acordo, o impacto projetado é de mais de US$ 4 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões) em negócios em dois anos, por meio das marcas internacionais geridas pela ABPA – Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. “É um convênio fundamental para fortalecer a nossa imagem internacional como produtores de alimentos e parceiros pela segurança alimentar. É mais saúde e alimentos não apenas para as famílias brasileiras, como também para famílias de mais de 160 nações”, disse Santin.

O presidente da Apex destacou o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesse cenário, com suas viagens internacionais. “O presidente Lula trouxe de volta a diplomacia presidencial que nós tínhamos perdido. Nos últimos anos, isso causou dano ao comércio exterior no Brasil”, disse Viana, referindo-se à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Porque tem a diplomacia clássica, a parlamentar, a do comércio, mas a diplomacia presidencial é que vende o país.”


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