Bolsonaro exalta o agro em abertura oficial da Expointer

Bolsonaro exalta o agro em abertura oficial da Expointer

Solenidade foi marcada por apresentações e desfile dos grandes campeões da feira, com 140 animais

Patrícia Feiten

Presidente Bolsonaro, acompanhado do vice, Hamilton Mourão, acompanhou cerimônia em Esteio

publicidade

A cerimônia de abertura oficial da 45ª Expointer foi realizada nesta sexta-feira (2), em Esteio, com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; do secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes; do presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Gedeão Pereira, e dirigentes das demais entidades promotoras da feira. Na Tribuna de Honra do Parque de Exposições Assis Brasil, no entanto, a grande estrela era o presidente Jair Bolsonaro, que participou da solenidade acompanhado do vice, Hamilton Mourão, e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes.


Tradicional desfile destacou animais que tiveram as melhores avaliações neste ano, como bovinos de corte e leite. Foto: Guilherme Almeida

Após apresentações da invernada do CTG Rancho da Saudade, do município de Cachoeirinha, e uma exibição militar do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda de Osório, na pista central do parque, ocorreu o tradicional desfile dos grandes campeões da Expointer. Neste ano, desfilaram 140 animais de 84 raças de ovinos, caprinos, bovinos e equinos, além de aves. Durante a solenidade, foi realizada também a entrega da Medalha Assis Brasil a personalidades que contribuíram para o agronegócio neste ano. A honraria foi concedida ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler; ao presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e à secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann.

Em um breve discurso, representando as entidades organizadoras da Expointer – Febrac, Fetag-RS, Simers e Sistema Ocergs-Sescoop/RS – e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), o presidente da Farsul exaltou Bolsonaro e reafirmou seu apoio ao presidente, que é candidato à reeleição. “O campo não é direitista, muito menos fascista. O campo é bolsonarista”, disse Gedeão Pereira. “Presidente, seja muito bem-vindo à nossa Expointer. Leve esta bandeira e faça com que suba cada vez mais no cenário internacional. Mito, mito, mito, mito, mito!”, exclamou.

A seguir, o governador Ranolfo Vieira Júnior destacou a pujança do povo gaúcho, dos produtores rurais e dos outros segmentos da economia do Estado. “Jamais esquecerei desta 45ª Expointer. O evento ocorre num período em que o Rio Grande do Sul sacudiu a poeira de dificuldades históricas e está dando a volta por cima”, disse. “Nós aprendemos muito com o agro, em termos de eficiência, de abertura para a evolução, de equilíbrio financeiro, de ousadia para reformas, de mudança de cultura, de olhar para o mundo, de exigir-se mais e mais”, enfatizou. Dirigindo-se ao presidente Bolsonaro, Ranolfo citou ainda os negócios fechados na Expointer, que, segundo estimativa dos organizadores, devem movimentar entre R$ 3,5 bilhões e R$ 4 bilhões.

Ao discursar na tribuna, Bolsonaro exaltou as riquezas do país e do Estado e destacou o “orgulho de ser brasileiro”. “Biodiversidade, riquezas minerais, água doce, terras produtivas, clima aprazível, povo acolhedor. Quem tem isso no mundo? Somente nós, brasileiros, temos isso no mundo”, afirmou. Aos produtores rurais, expressou reconhecimento pelo trabalho do setor. “Segurança alimentar, divisas para o nosso Brasil, vocês são o orgulho da nossa pátria. Fazemos modestamente o nosso trabalho em Brasília, colaborando com vocês. Cada vez mais, queremos que vocês tenham independência do Executivo, que vocês tenham mais, cada vez mais, liberdade para bem trabalhar e produzir para nossa pátria”, disse.

O presidente abordou ainda o esforço de política externa de seu governo, citando a negociação de fertilizantes para o agronegócio. “Nesta semana, também alcançamos a marca de 400 mil títulos de propriedade entregues a posseiros que não tinham autonomia sobre a sua terra. Hoje, esses homens e mulheres se integram à nossa sociedade, passam a ser amigos dos fazendeiros, lindeiros das suas propriedades, e passam a ser cidadãos de verdade”, disse. Ao final da cerimônia, Bolsonaro foi à casa do Correio do Povo no parque e, depois, seguiu para almoço na casa da Farsul, cumprimentando e tirando fotos com seguidores ao longo do trajeto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895