Comissão destaca melhorias no Parque de Exposições

Comissão destaca melhorias no Parque de Exposições

Remodelação da pista de remates foi uma das ações avaliadas por organizadores em encontro realizado no primeiro dia da feira

Patrícia Feiten

Presidente da Farsul, Gedeão Pereira (ao microfone), participou de reunião

publicidade

Lideranças do setor agropecuário e representantes de associações de raças destacaram obras feitas e ações futuras para melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante reunião-almoço da Comissão Permanente da Expointer. Realizado na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) no parque. O encontro teve a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes; da subsecretária do parque, Elizabeth Cirne Lima; do presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e do coordenador da Comissão de Exposições, Feiras e Remates da entidade, Francisco Schardong.

Uma das iniciativas mencionadas foi a remodelação da pista J do parque, destinada a remates. Entre as obras planejadas para o próximo ano, foram citadas a implantação de uma sede para a associação de criadores de caprinos e a abertura de licitação para a exploração de uma área de pasto dentro do parque, voltada à alimentação dos animais.

Os integrantes da comissão comemoraram o grande movimento de pessoas no primeiro dia da feira – que, até as 10h30min deste sábado, havia registrado mais de 13,5 mil visitantes pagantes – e recomendaram que as entidades do setor incentivem o uso de transporte coletivo pelos associados para a ida ao parque de Esteio. O presidente da Farsul destacou o crescimento da Expointer como um resultado da valorização do setor produtivo em um momento marcado por discussões sobre segurança alimentar, em razão da pandemia de Covid-19 e da guerra entre Rússia e Ucrânia. “Somos uma grande potência agrícola do mundo, e é sobre esse formato de pensamento que temos de pensar a nossa agricultura e o nosso agronegócio. Já estamos com 20 mil carros estacionados na nossa Expointer, não me recordo de ter visto esse tipo de situação”, disse Gedeão Pereira.

O secretário Domingos Velho Lopes ressaltou a necessidade de reforçar as orientações sobre a entrada de veículos no parque – o valor para uso do estacionamento, de R$ 40, não inclui a entrada do motorista nem dos demais passageiros, o que teria confundido visitantes no primeiro dia. O ingresso custa R$ 16, sendo que idosos acima de 60 anos, estudantes e pessoas com deficiência pagam meia-entrada e crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, têm entrada gratuita.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895