Cooperativismo faz live sobre adoção de novas tecnologias

Cooperativismo faz live sobre adoção de novas tecnologias

Oito representantes de cooperativas participaram do evento, que integra a programação da 43ª Expointer

Taís Teixeira

Drone é uma das tecnologias inovadoras do momento para o Agro

publicidade

A live “Novas tecnologias e inovações nas cooperativas gaúchas”, organizada pelo sistema Ocergs/Sescoop/RS, ocorreu hoje como uma das atividades da Expointer Digital. O superintendente  do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, disse que o evento teve o objetivo de compartilhar a percepção das oito cooperativas participantes sobre uso de tecnologias. O representante de cada umas delas falou sobre o benefício de produtos já gerados a partir de inovações. O presidente do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, foi o mediador.

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, frisou que a agricultura sempre usou tecnologia, que hoje está integrada ao cooperativismo por diversas formas, como a assistência técnica. Pires conta que, em 1960, era plantado 22 milhões de hectares e colhidos 17 milhões de toneladas no Brasil, cenário que mudou pela adoção de tecnologias. “Hoje plantamos 65 milhões de hectares e colhemos 253 milhões de toneladas, um aumento de quase três vezes de área e um crescimento 15 vezes maior na produção”, enfatiza. 

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, entende que o sistema cooperativo tem um papel importante na busca e na validação das novas tecnologias, oportunizando aos associados acesso a essas novidades. “Com relação à Cotrijal, nós estamos sempre atentos, damos as melhores condições e preparamos muito bem os nossos profissionais das áreas técnicas”, salienta.

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, afirma que tem em torno de 45 unidades estratégicas de negócios, o que torna necessário a tecnologia para ter um controle gerencial e atestar a qualidade dos produtos. “São mais de 450 produtos nas áreas de nutrição animal,  suinocultura, avicultura e do leite, o que exige um sistema de inovação para garantir padrão de excelência para os consumidores”, destaca. 


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895