Embrapa lança nova cultivar de azevém

Embrapa lança nova cultivar de azevém

As principais vantagens são seu ciclo longo e a grande proporção das folhas, afirma pesquisadora

Camila Pessôa

publicidade

No espaço da Embrapa, junto ao Ministério da Agricultura (Mapa), uma muitas das atrações vai ser o lançamento da cultivar de azevém BRS Estações no dia 1º de setembro, em cerimônia que vai contar com a presença do presidente da instituição, Celso Luiz Moretti. Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite Andréa Mittelmann, a cultivar vem sendo desenvolvida desde 2006 e ficou pronta em 2016. Desde então, passou por avaliações do Mapa e processos de multiplicação para chegar à versão comercial. 

A pesquisadora explica que as principais vantagens da cultivar são seu ciclo longo e a grande proporção das folhas, que permitem uma alimentação de qualidade aos animais em pastoreio. Mittelmann conta que a cultivar foi batizada de “Estações” pois atende outono, inverno e primavera, sendo esta a estação em que apresenta melhores resultados. “A primavera é uma época crítica, quando há escassez de pasto, e com essa cultivar consegue-se estender o pastejo”, explica a pesquisadora.

A BRS Estações é recomendada para quem utiliza sua propriedade para pastejo durante todo o ano. “Os que vão plantar uma cultura de verão, como soja ou arroz, precisam plantar na primavera, então têm que liberar a área antes, assim não teriam tanta vantagem”, explica Mittelmann. Para esses produtores que utilizam a terra também para plantação de lavouras, a pesquisadora recomenda a BRS Integração, que foi lançada em 2017 e também vai estar em exposição na feira. 

“A Expointer dá uma grande visibilidade, então o que a gente quer é que os interessados fiquem atentos para adquirir as sementes em dezembro, porque a demanda é sempre mais alta do que a quantidade”, relata a pesquisadora. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895