Estrelas da 46ª Expointer são recepcionadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Estrelas da 46ª Expointer são recepcionadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Feira começa no sábado e já acolhe os primeiros animais que participarão de julgamentos, provas e concursos

Correio do Povo

publicidade

Estacionado ao lado do portão 8 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, desde as 9h de domingo, o produtor de ovinos Sérgio Oliveira foi oficialmente o primeiro a entrar com animais para a 46ª Expointer. A recepção aos animais foi aberta às 8h desta segunda-feira por autoridades do Estado e técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Oliveira festejou seu aniversário e a 12ª vez que chegou à frente na fila de entrada dos animais. “Fiz 62 anos aqui na beirada do portão e comi churrasco num vizinho”, contou.

Oliveira trouxe três exemplares de ovinos da raça Texel, que cria com outras 60 cabeças  em sua propriedade, em Uruguaiana. Ele espera voltar para casa na próxima semana com os três animais vendidos. Durante a Expointer, fica acampado na área destinada aos expositores. “Essas são as férias da minha vida”, celebrou.

A 46ª Expointer terá 4.275 animais de argola e rústicos inscritos. Durante esta semana, a chegada dos animais terá o acompanhamento de técnicos do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), responsáveis pela admissão sanitária. Os exemplares que participarão de julgamentos podem entrar no parque até a sexta-feira, véspera da abertura dos portões ao público, das 8h às 22h. Nos demais dias, poderão ingressar os animais rústicos, de leilões e os que participam de provas ou apresentações.

A Seapi recebe as estrelas da Expointer com médicos veterinários e técnicos agrícolas para conferir a documentação sanitária – Guia de Trânsito Animal (GTA), exames, testes e vacinas – e realizar a inspeção clínica, para checar que estão sadios, livres de ectoparasitas e sintomas de doenças infectocontagiosas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895