Expectativa de recordes e de superação marca abertura da Expointer

Expectativa de recordes e de superação marca abertura da Expointer

Discursos de autoridades destacaram superação de impactos da pandemia e uma novidade da feira deste ano, o espaço RS Innovation Agro

Patrícia Feiten

Governador Ranolfo Vieira Júnior discursa na abertura da Expointer

publicidade

A expectativa de um evento com números recordes em termos de visitação e negócios foi o tema predominante nos discursos de autoridades durante a abertura dos portões da 45ª Expointer na manhã deste sábado (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No início da solenidade, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, lembrou que as duas últimas edições da mostra foram realizadas sob restrições em razão da pandemia de Covid-19. Para Lopes, este primeiro dia marca a retomada de um grande evento que refletirá a “harmonia entre campo e cidade” no Rio Grande do Sul.

“Sem sombra de dúvidas, já é a maior Expointer de todos os tempos. Temos aqui a presença maciça dos cabanheiros, da excelência da genética. Não gaúcha, não brasileira, mas mundial”, disse o secretário. Além de destacar a importância da exposição de máquinas e equipamentos do setor como uma referência global em lançamento de tecnologias agrícolas, Lopes mencionou uma das novidades da Expointer deste ano, o espaço RS Innovation Agro. Iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), o projeto tem por objetivo o compartilhamento de ideias e a soluções inovadoras para o agronegócio. “O que a Cop-26 já evidenciou no ano passado, trazendo o nosso modelo de agricultura sustentável, os seus secretários e equipes estão demonstrando à sociedade gaúcha”, enfatizou.

Presente na cerimônia, o governador Ranolfo Vieira Júnior disse que a feira simboliza a oportunidade de mostrar a vocação do agronegócio gaúcho. “Embora a Expointer tenha sido realizada, num primeiro momento, de forma virtual (em 2020) e, no ano passado, de maneira híbrida, esta que estamos abrindo tem um significado especial: o do recomeço, da retomada, até mesmo o significado da resiliência”, afirmou. Em seu discurso, Vieira Júnior, que é natural de Esteio, destacou sua forte identificação com o evento realizado no município. “Nunca, na manhã de sábado, vi o movimento que estou vendo aqui. É mais um sinal de que deveremos bater todos os recordes”, disse.

Com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, o governador assinou a transferência temporária da sede do governo estadual para o Parque de Exposições Assis Brasil, uma ação prevista no projeto Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade. “Há duas semanas, estávamos com o Governo do Estado instalado em Gramado, na abertura do 50º Festival de Cinema, e assim tem sido em todos os grandes eventos”, observou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895