Famurs prepara criação de câmaras temáticas para debater desenvolvimento regional

Famurs prepara criação de câmaras temáticas para debater desenvolvimento regional

Presidente da entidade esteve na casa do Correio do Povo na Expointer, onde detalhou propostas da nova gestão

Correio do Povo

Jefferson Torres, Eduardo Bonotto, Sidney Costa e Frederico Antunes

publicidade

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) prepara a criação de câmaras temáticas para fomentar o desenvolvimento regional no estado. Segundo o presidente da entidade e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, o objetivo é criar de 15 a 20 câmaras, para abordar temas como turismo, internet e telefonia, hospitais de pequeno porte, reformas tributárias e educação pós-Covid, entre outros.

Bonotto foi recebido na casa do Correio do Povo na Expointer pelo presidente do jornal, Sidney Costa, e o diretor da Rádio Guaíba, Jefferson Torres. Acompanhado do deputado estadual Frederico Antunes, o presidente da Famurs também garantiu que a nova gestão da entidade, empossada em julho, tem como meta a aproximação com a população. "As vezes quando falamos do municipalismo, parece ser algo muito complexo, mas estamos falando da vida do cidadão, do dia a dia do morador", analisou, ao garantir que o objetivo é trazer a Famurs "para perto da sociedade".

Outro tema sensível e em pleno debate entre prefeitos é a regionalização do saneamento básico. "Temos que criar uma solução que traga a solidariedade para dentro do sistema", explicou Antunes. "A responsabilização da universalização até 2033 é do município, como poder concedente", esclareceu Bonotto, ao lembrar da importância do tema para prefeitos de todos os municípios. 

Assembleia Geral de Prefeitos acontece na quinta

Na próxima quinta-feira, às 10h, a Famurs promove sua principal atividade durante a 44ª Expointer: a Assembleia Geral de Prefeitos. O encontro com os gestores será realizado às 10h de forma híbrida no Centro de Eventos Klein Ville, em Esteio. 

Entre as pautas do dia, serão debatidos assuntos como a proposta de Emenda Constitucional de alteração nos critérios de distribuição do ICMS incluindo a educação (EC 108/20); regime de recuperação fiscal; implantação de câmaras temáticas na Famurs; e a discussão do projeto de regionalização do saneamento básico. 

Além das pautas municipalistas, a Famurs fará o lançamento da nova campanha institucional, intitulada “Quem defende o município, defende você”. “Vamos aproveitar a feira para buscar a aproximação com a população gaúcha e fazer com que o cidadão também fique mais próximo da Famurs, tenha conhecimento da importância da instituição e fique pode dentro das políticas públicas que impactam a vida das pessoas”, explica Bonotto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895