Governo gaúcho, Emater e Sindilat lançam Prêmio Referência Leiteira

Governo gaúcho, Emater e Sindilat lançam Prêmio Referência Leiteira

Projeto busca reconhecer propriedades que são modelos em eficiência produtiva, qualidade do leite e bem-estar animal

Patrícia Feiten

publicidade

A produção leiteira gaúcha ganhará, a partir deste ano, um novo parâmetro de produtividade e qualidade, o Prêmio Referência Leiteira. Lançado nesta segunda-feira pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), pela Emater/RS e pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), o projeto busca reconhecer as propriedades que são modelos em eficiência produtiva, qualidade do leite, bem-estar animal e saúde de criadores e funcionários.

Segundo o presidente do Sindilat, Guilherme Portella, a ideia é mostrar que é possível obter resultados diferenciados independentemente do número de vacas em lactação de uma propriedade. “Precisamos entender qual o caminho mais curto para elevar a competitividade da produção láctea gaúcha e garantir que nossos produtores vivam bem e sintam-se realizados com sua atividade”, disse.

O presidente da Emater/RS, Edmilson Pedro Pelizari, destacou a importância socioeconômica do setor e do trabalho de extensão rural. “Esse prêmio busca dar visibilidade ao que de melhor existe na pecuária leiteira do RS”, afirmou.

Na primeira edição, o Prêmio Referência Leiteira avaliará indicadores de tambos gaúchos de outubro de 2021 a junho de 2022 em três categorias: produtividade da terra, qualidade do leite e grau de competitividade. Para participar, os produtores podem se inscrever nos escritórios municipais da Emater/RS até 30 de setembro. Serão reconhecidos os três melhores produtores em cada categoria, e a entrega dos prêmios deverá ser realizada durante a Expointer 2022.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895