Granja Cichelero vence concurso leiteiro na Expointer

Granja Cichelero vence concurso leiteiro na Expointer

Com produção de mais de 80 quilos de leite, vacas da propriedade de Carlos Barbosa levaram título nas categorias jovem e adulta

Patrícia Feiten

Anúncio dos animais vencedores foi seguido pelo tradicional banho de leite

publicidade

As duas vacas holandesas campeãs do concurso leiteiro da 45ª Expointer levam a marca da Granja Cichelero, de Carlos Barbosa. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira (30) pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), que promove a competição, e, após o anúncio das vencedoras, houve o tradicional banho de leite da equipe responsável pelos animais, na pista do gado leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com a presença do coordenador da Comissão de Exposições, Feiras e Remates da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Francisco Schardong, e do presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), João Ricardo Wolf.

Na categoria vaca jovem, o primeiro lugar ficou com a vaca 554 Finder (box 554), que produziu 80,16 quilos de leite, um recorde no concurso. Na categoria adulta, a vencedora foi a fêmea 519 (box 1999), com 80,9 quilos de leite. Para chegar a esses resultados, os animais seguiram uma dieta balanceada, à base de silagem de milho, azevém, polpa cítrica, cevada e feno, explica o proprietário da granja, Daniel Cichelero. “Elas consomem, em média, de 80 a 90 quilos dessa matéria por dia”, diz o criador. Com um rebanho de 370 vacas, sendo 160 produtoras de leite, a Cichelero produz atualmente de 5,5 mil a 6 mil litros de leite por dia.

“A gente fica maravilhado quando vê uma vaca jovem produzindo na casa dos 80 quilos”, comentou o presidente da Gadolando, Marcos Tang. De acordo com o regulamento do concurso, os animais passam por cinco ordenhas, realizadas com intervalos de oito horas entre elas. As duas maiores são descartadas, e a contagem final leva em conta apenas a soma das três menores. Outro requisito é que os animais participantes da competição não podem ingerir estimulantes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895