Mesmo sem público, Expointer terá protocolos sanitários rígidos

Mesmo sem público, Expointer terá protocolos sanitários rígidos

Parque deve receber 1,5 mil pessoas com mais lavatórios, disponibilização de álcool gel nas zonas de circulação e equipes de prevenção ao coronavírus

Nereida Vergara

Todas as pessoas que entrarem no parque serão abordadas pelas equipes de saúde.

publicidade

Uma parcela significativa dos 141 hectares do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, não vai ser utilizada durante a Expointer Digital 2020, que se inicia neste sábado e vai até o dia 4 de outubro. Os setores de máquinas e automóveis, o Pavilhão Internacional, a Praça de Alimentação e a maior parte dos estacionamentos vão ficar vazios durante a feira. O subsecretário do Parque de Exposições, José Arthur Martins, explica, entretanto, que, mesmo com a previsão de circulação no local de, no máximo, 1,5 mil pessoas, entre expositores, trabalhadores, lideranças e jornalistas, os cuidados com limpeza e higienização de estruturas prediais tiveram de ser redobrados neste ano para cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Lavatórios e dispensadores de álcool em gel foram distribuídos nas áreas onde haverá movimento (como as pistas central e dos equinos, os espaços do cavalo crioulo e os pavilhões de ovinos, gado de corte e de leite) para que as pessoas possam higienizar as mãos sem dificuldade. “Tomamos as medidas habituais de limpeza e nos adequamos às necessidades da pandemia”, ressalta Martins. O subsecretário também destaca que foi necessário mexer nos alojamentos que abrigam os peões e tratadores de animais. “Em uma Expointer normal, os quartos dos alojamentos podem abrigar até seis pessoas, mas, neste ano, só será permitida a presença de duas pessoas em cada um deles”, complementa. 

O incremento principal para a edição de 2020, conforme Martins, foi a contratação de um serviço de atendimento médico que, desde a última terça-feira, faz a triagem de todas as pessoas que ingressam no local pelos Portões 4, 7, 8 e 16. Vinte um profissionais de Enfermagem estarão a postos durante toda a feira para entrevistar e medir a temperatura de quem for ao local. Para quem pernoitar no parque serão aplicados testes rápidos de detecção da Covid-19.

A partir deste sábado, quem acessar o portão 1, de carro, para ir às compras na Feira de Agricultura Familiar, também terá sua temperatura medida e prestará informações sobre seu estado de saúde. “Vamos abordar os passageiros de todos os veículos que quiserem ingressar no parque”, prevê o enfermeiro Adriano Ploharski, coordenador do serviço prestado pela empresa contratada para a tarefa, a Dami Serviços de Saúde. Também estarão à disposição de quem circular na Expointer Digital 2020 um ambulatório com médico de plantão das 8h às 20h e uma ambulância para transporte em caso de emergências.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895