O que fazer durante a visita à Expointer?

O que fazer durante a visita à Expointer?

As quase 600 mil pessoas esperadas no Parque de Exposições Assis Brasil podem escolher entre as centenas de atrações e atividades que têm como propósito integrar campo e cidade

Nereida Vergara

publicidade

Além das muitas programações técnicas, das novidades em máquinas e tecnologias variadas, e da visita obrigatória aos pavilhões onde estão expostos mais de 5,3 mil exemplares de dezenas de raças de bovinos, ovinos, equinos e animais de pequeno porte, como coelhos e aves, a 45ª Expointer tem atrações para todos os gostos e idades, algumas das quais destacadas abaixo. Também será oferecida a vacinação contra a Covid-19, para quem estiver com a dose de reforço em atraso. A programação completa dos 9 dias de evento está disponível no site do evento.

Espaço Saúde no Campo

Orientações sobre saúde e prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, peso e altura e cálculo do índice de massa corporal são alguns dos atendimentos oferecidos pelo Espaço Saúde no Campo que será oferecido na sede do Senar-RS na Expointer durante todo o dia. “Organizamos uma estrutura que permita a interação entre visitantes e profissionais da enfermagem, facilitando a promoção do bem-estar”, comenta a coordenadora de Promoção Social do Senar-RS, Sandra Catarina.

Final do Freio de Ouro


Foto: Felipe Ulbrich / Divulgação / CP

No dia 4, domingo, a partir das 8h, acontece na arena do Cavalo Crioulo a 40ª Edição da final do Freio de Ouro, principal prova de seleção da raça. A disputa normalmente ocorre no primeiro domingo da Expointer, mas pela data festiva deste ano foi transferida para o encerramentos.

Desfile dos Campões

No dia 2 de setembro, às 11h, ocorre o tradicional desfile dos campeões da Expointer na pista central do Parque de Exposições. Os premiados desfilam na pista para autoridades que estarão na tribuna durante a cerimônia de abertura oficial e para o público visitante.

Vitrine da carne

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) promove neste ano a Vitrine da Carne com foco no consumidor, do dia 27 agosto ao dia 3 de setembro, às 10h e às 16h, no Pavilhão Internacional, no estande do Juntos para Competir. Além da Farsul são parceiras nas 23 oficinas as associações de raças participantes.


Foto: Mironov Vladimir / Shutterstock

Um chef de cozinha do Senac irá demonstrar como aproveitar cortes de carnes de bovinos Angus, Hereford, Devon e de búfalos na preparação de pratos como saltimboca, matambre, vazio assado e carne de panela. Também ocorrerão oficinas de preparo de pratos com carnes de ovinos e suínos.

Não é necessário inscrição. O visitante que responder o quiz proposto pelos organizadores ao fim de cada oficina, vai ganhar brinde.

Abelhas sem ferrão

A Associação de Meliponicultores do Vale do Alto Taquari (Amevat) programou intensa atividade neste retorno presencial da Expointer. Com o objetivo de conscientizar o público em geral da importância das abelhas sem ferrão para o meio ambiente, a entidade fará exposição de pelo menos dez espécies do inseto e uma mostra com degustação de méis de meliponas. A programação ocorrerá no espaço da Emater/RS-Ascar, nas proximidades do Pavilhão da Agricultura Familiar.

 
Foto: Nadilson Ferreira / Divulgação / CP

Fazenda doce de leite, para as crianças

Durante toda a Expointer, na Casa da Indústria do Parque de Exposições, o Sindicato da Indústria dos Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), vai proporcionar às crianças que visitarem a peça teatral "Fazenda doce de leite". Serão 20 apresentações de 30 minutos, destinadas aos pequenos de 5 a 10 anos. A encenação vai demonstrar às crianças como funciona a produção leiteira, a importância do leite na alimentação e dos cuidados que se deve ter com o bem estar dos animais.


Foto: Carolina Jardine / Divulgação / CP

Atrás do espaço principal, serão posicionados vacas e terneiros para que as crianças acompanhem o processo de produção de perto, monitorados por alunos de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a peça teatral faz parte de um projeto maior, que busca “trazer a realidade do campo para as crianças” e que durará até dezembro de 2023.

Doses de reforço contra a Covid-19

Visitantes que não estejam com a dose de reforço em dia poderão procurar os postos de saúde existentes no parque para se vacinar contra a Covid-19, gripe e poleomielite, basta levar a carteira de vacinação e o documento de identidade. A Secretaria da Saúde vai fornecer doses para cada dia no parque e o trabalho de aplicação será feito por servidores da Saúde da Prefeitura de Esteio.


Foto: Guilherme Almeida / CP Memória.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895