Palestra na Expointer apresenta soluções sustentáveis na agregação da renda dos produtores gaúchos

Palestra na Expointer apresenta soluções sustentáveis na agregação da renda dos produtores gaúchos

Evento virtual discutiu as peculiaridades e potencialidades do bioma Pampa, que está todo concentrado no Rio Grande do Sul


Correio do Povo

O Pampa é o segundo menor bioma do Brasil, atrás somente do Pantanal

publicidade

Os painéis de discussão e debate seguiram nesta segunda-feira na 44ª edição da Expointer. Promovido pela Empraba, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Webinar "Potenciais do bioma Pampa para a agregação de renda ao produtor" apresentou soluções sustentáveis para conservação e geração de renda aos homens do campo gaúchos. O Pampa é o segundo menor bioma do Brasil, atrás somente do Pantanal, e é o único que ocupa somente um estado no país, o Rio Grande do Sul.

"O desconhecimento do bioma e de suas potencialidades leva a formas de produção que desconsideram vários componentes desses ecossistemas. Isso pode causar fragilidades pelas perdas de importantes elos nesses processos ecossistêmicos”, explica a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Lilian Winckler. "O Pampa abriga inúmeras espécies, as quais auxiliam na manutenção de serviços naturais, que podem ser afetados dependendo do uso e manejo dos recursos da natureza", acrescenta.

Em sua palestra, o pesquisador Adalberto Miura pontuou a importância da valorização da vegetação nativa, considerada ampla no Pampa gaúcho, e a oportunidade de uma geração de renda aos produtores. "As estratégias de manejo e restauração se apresentam como oportunidades de produção de renda junto a agricultores e pecuaristas. Isso acontece por duas razões: tanto pela oferta de produtos extrativistas e manejo da agrobiodiversidade, como pela conservação dos recursos naturais e paisagens", exemplifica.

O último a se manifestar no webinar, o coordenador da Alianza del Pastizal Brasil, Pedro Pasotini, também salientou a necessidade da preservação ambiental associado ao ganhos de renda das famílias. "Com o avanço da pesquisa e tecnologias, podemos planejar sistemas pecuários cada vez mais eficientes, aumentando a produção por área e ao mesmo tempo conservando as espécies nativas, ou seja, intensificando os sistemas produtivos de forma sustentável”, apontou. A íntegra do webinar está disponível nas redes sociais da Embrapa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895