Parque e programação passam por último ajuste

Parque e programação passam por último ajuste

Provas do Freio de Ouro e chegada de equinos movimentaram local ontem, enquanto organizadores mudavam data do desfile para receber ministra

Correio do Povo

Para as agroindústrias familiares, a estrutura com 52 estandes ficou pronta

publicidade

Um dia antes do começo oficial da Expointer Digital 2020, a sexta-feira foi movimentada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e nos bastidores da organização do evento. Para adequar a programação à agenda da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o desfile oficial dos animais campeões foi antecipado de sábado, 3 de outubro, para sextafeira (2). O subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, José Arthur Martins, disse que também foram feitos outros ajustes do cronograma. “Adiantamos o julgamento das raças Simental e Simbrasil de sexta-feira para quinta-feira”, informou.

Enquanto todos os cavalos crioulos já estavam no parque e passaram o dia fazendo as provas de andaduras, figuras, volta sobre patas e esbarrada, classificatórias para a final do Freio de Ouro, que será disputada neste domingo, exemplares de outra raça de equinos, a Árabe, seguiam desembarcando no local.

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, disse que os preparativos para a feira ocorreram dentro da normalidade. “Ao que tudo indica, a Expointer Digital será aquela que nos propomos a fazer, mesmo sem a presença do público, que é o coração da feira”, avaliou.

Para as agroindústrias familiares, a estrutura com 52 estandes ficou pronta ontem. O produtor rural Rui Model, da Agroindústria Familiar Apisgramado, de Gramado, levou 600 quilos de diferentes variedades de mel para vender e está otimista, já que neste ano a oferta está mais concentrada. “No ano passado havia 23 produtores de mel e neste ano somos só três”, comparou.

COVID-19 - Desde que começou a testar quem vai ao parque para permanecer, a equipe de estudantes, técnicos e enfermeiros deslocada ao local para a operação detectou 30 casos positivos para Covid-19, sendo que 23 ontem, entre as 640 pessoas que se submeteram ao exame. Todos foram impedidos de entrar e serão substituídos nas tarefas de higienização de espaços. A coordenadora de vigilância em Saúde de Esteio, Malena Yamada, diz que a estimativa é que 1.200 testes sejam feitos nos próximos dias.

 


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895